Currículo Lattes - 2014 a 2017

Capítulos de livros publicados



Número total de itens: 70

2016

1.   CARNEIRO, A. L. C. ; VASCONCELOS, F. H. L.. Planejamento, Participação e Formação: Conceitos e Reflexões Sobre os Conselhos Escolares.. Planejamento, Participação e Formação: Conceitos e Reflexões Sobre os Conselhos Escolares.. 1ed.Florianopolis. Em: . : Editora Saberes em Diálogo.. 2016.v. 500, p. 164-180.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   Castro Filho, José Aires de; MAIA, D. L. ; CASTRO, J. B. ; BARRETO, Antônio Luiz de Oliveira ; FREIRE, R. S.. DAS TABULETAS AOS TABLETS: tecnologias e aprendizagem da Matemática. Em: CASTRO FILHO, José Aires de; BARRETO, Marcilia Chagas; BARGUIL, Paulo Meireles; MAIA, Dennys Leite; PINHEIRO, Joserlene Lima.. (Org.). Matemática, cultura e tecnologia: perspectivas internacionais.. 1ed.Curitiba. : CRV. 2016.v. 1, p. 13-34.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   FERNANDES, J. H. M. ; JUNQUEIRA, Eduardo S.. Desafios da formação docente e a construção pedagógica da utilização das TICs: Relatos de licenciandos do programa LIFE/UFC - MDCR. Em: Edgar Marcal, Francisco Ari de Andrade. (Org.). Gestão, Ensino e Tecnologias: Práticas Docentes, Experiências e as tecnologias Digitais. 1ed.Campinas. : Pontes. 2016.v. 1, p. 361-373.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   FRANCO, A. O. R. ; MAIA, JOSÉ G. R. ; GOMES, F. A. C.. A Programming Framework for Autonomous NPCs. Em: Eric Lengyel. (Org.). Game Engine Gems 3. 1ed.Wellesley. : A K Peters. 2016.v. 3, p. 255-265.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   GOMES, Fernando Antônio de Carvalho ; MAIA, JOSE G. R.. Learning Optimal Decision Lists as a Metaheuristic Search for Diagnosis of Parkinson?s Disease. Em: Panos M. Pardalos; Piero Conca; Giovanni Giuffrida; Giuseppe Nicosia. (Org.). Machine Learning, Optimization, and Big Data. 1ed.New York City. : Springer International Publishing. 2016.v. 10122, p. 391-401.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   JUNQUEIRA, Eduardo S.; TEIXEIRA, E. ; SILVA, Z.. A trajetória ocular durante a aprendizagem on-line: o uso do eye tracking para investigar percursos de navegaçõa vistual na Educação a Distânciar. Em: Cristiano Maciel, Katia Alonso, Marcia Paniago. (Org.). Educacão a Distância. Interação entre sujeitos, plataformas e recursos. 1ed.Cuiaba. : EdUFMT. 2016.p. 211-234.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR TEACHING IN DISTANCE EDUCATION: THE EXTENSION COURSE IN TECHNOLOGICAL TEACHING. Em: Neuza Pedro; Ana Pedro; João Filipe Matos; João Piedade; Magda Fonte.. (Org.). DIGITAL TECHNOLOGIES FUTURE SCHOOL.. 1ed.Lisboa. : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2016.v. 1, p. 1136-1147.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   LOUREIRO, ROBSON ; LIMA, LUCIANA DE. Docência, Formação de Cultura e Reprodução. Em: Francisco Ari de Andrade; José Gerardo Vasconcelos; José Rogério Santana; Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos Junior; Rui Marinho Rodrigues.. (Org.). LDB 20 anos: Política, História e Espaços Educacionais.. 1ed.Fortaleza. : Edições UFC. 2016.p. 221-240.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   MAIA, D. L. ; CARVALHO, R. L. ; CASTRO FILHO, J. A.. Tecnologias Móveis numa formação colaborativa sobre estruturas multiplicativas. Em: Sintria Lautert, Ernani Martins. (Org.). Diálogos sobre o ensino, aprendizagem e a formação de professores. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Autografia. 2016.v. 1, p. 182-214.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   MAIA, D. L. ; DIAS, A. C. A. M. ; COSTA, A. N. T. ; MORAES, S. S. ; CASTRO FILHO, J. A.. ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS COMO ELEMENTO PARA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE. Em: Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Dennys Leite Maia, Mércia de Oliveira Pontes. (Org.). LEITURAS E ESCRITAS: TECENDO SABERES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1ed.Natal. : Edufrn. 2016.v. 1, p. 588-605.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   MARÇAL, EDGAR; VASCONCELOS JUNIOR ; CARVALHO, MELINE. DIGITALIZAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE FONTES DE PESQUISAS HISTÓRICAS ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS. Em: FRANCISCO ARI DE ANDRADE; JOSÉ GERARDO VASCONCELOS; JOSÉ ROGÉRIO SANTANA; RAIMUNDO ELMO DE PAULA VASCONCELOS JÚNIOR; RUI MARTINHO RODRIGUES. (Org.). LDB 20 ANOS: POLÍTICA, HISTÓRIA E ESPAÇOS EDUCACIONAIS. 1ed.FORTALEZA. : UFC EDIÇÕES. 2016.p. 253-266.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   NASCIMENTO, K. A. S. ; CASTRO FILHO, J. A.. Uma revisão da Literatura sobre Aprendizagem Móvel no Ensino Fundamental. Em: Ana Maria Iório Dias; Elisângela Bezerra Magalhães; Gabriel Nunes Lopes Ferreira. (Org.). A Aprendizagem como razão do ensino. 1ed.Fortaleza. : Imprece. 2016.v. 1, p. 69-90.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   Osmundo, Maria Lidiana Ferreira ; SILVA, C. M. R. ; CASTRO FILHO, J. A.. A Educomunicação através de práticas colaborativas na produção audiovisual. Em: Francisco Ari de Andrade, Maria Aurea Albuquerque Guerra, Vera Lúcia Pontes Juvêncio, Munique de Souza Freitas. (Org.). Caminhos da Educação: Questões, debates e experiências. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2016.v. 1, p. 315-330.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   PAZ, T. ; JUNQUEIRA, Eduardo S.. ATIVISMO E DISPOSITIVOS MÓVEIS EM REDE. Narrativas sobre o cabelo crespo no YouTube. Em: Edvaldo Couto, Cristiane Porto, Edméa Santos. (Org.). APP-Learning. Experiências de pesquisa e formação. 1ed.Salvador. : Editora da UFBA. 2016.v. 1, p. 51-74.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   ROCHA, Atslands Rego da ; SOUZA, Flavio Rubens de Carvalho ; TORRES, Andrei Bosco B. ; SOUZA, José Neuman de. Internet of Things: Architectures, Technologies and Applications. Em: Silvia Watts. (Org.). The Internet of Things (IoT): Applications, Technology, and Privacy Issues. 1ed.Hauppauge, New York. : Nova Publishers. 2016.p. 1-21.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   SALES, C. O. ; PAZ, T. ; SANTOS, N. R. ; JUNQUEIRA, Eduardo S.. Rede de Apoio ao Parto Humanizado: um estudo sobre as trocas comunicacionais entre mulheres em um grupo do Facebook. Em: Francisco Ari de Andrade. (Org.). Caminhos da Educação: Questões, Debates e Experiências. 1ed.Curitiba. : CRV. 2016.v. 1, p. 77-92.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   SAMPAIO, Inês S. V. ; CAVALCANTE, A. P. P.. Fortaleza. Em: Celsi Bronstrup Silvestrin; Giselle Noll. (Org.). Capitais brasileiras: dados históricos, demográficos, culturais e midiáticos. 1aed.Curitiba. : Appris. 2016.p. 01.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
18.   SAMPAIO, Inês S. V. ; CAVALCANTE, A.P.P.. Notas sobre a programação infantil da TV Brasil e o respeito às crianças brasileiras. Em: Ruy Sardinha Lopes. (Org.). SOCICOM debate : a comunicação pública em questão : crise na EBC. 1aed.São Paulo. : SOCICOM. 2016.v. 01, p. 06-83.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
19.   SAMPAIO, Inês Sílvia Vitorino ; CAVALCANTE, A. P. P.. As crianças e o acesso às tecnologias de comunicação: desafios da cultura digital no Brasil. Em: Paula Melgaço; Vanina Costa Dias; Juliana Marcondes Pedrosa de Souza; Jacqueline de Oliveira Moreira. (Org.). Como a tecnologia muda o meu mundo: a tecnologia sob o olhar da juventude. 1aed.Curitiba. : Appris. 2016.p. 01.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
20.   VASCONCELOS, F. H. L.; ANDRADE, A. P. ; LEITE, E. A. M. ; SALES, L.G. ; ALVES, F. F. B.. Acompanhamento e avaliação sistemática de Professores-Tutores dos cursos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão ? SECADI e Perspectivas Futuras.. Acompanhamento e avaliação sistemática de Professores-Tutores dos cursos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão ? SECADI e Perspectivas Futuras. 1ed.Recife. Em: . : Imprima Soluções Gráficas Ltda. 2016.v. 340, p. 147-167.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
21.   VASCONCELOS, F. H. L.; MATOS, F. C. C. ; AZEVEDO, I. M. N.. Formação Continuada de Professores: Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática para Docentes da Rede Pública de Ensino do Ceará. Formação Continuada de Professores: Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática para Docentes da Rede Pública de Ensino do Ceará. 1ed.Recife. Em: . : Imprima Soluções Gráficas Ltda. 2016.v. 340, p. 15-29.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
22.   VASCONCELOS, F. H. L.; SILVA, T. E. V. ; MOTA, J. C. M.. Análise Multilinear de dados na Avaliação Educacional de Estudantes de um Curso de Graduação em Engenharia.. ANÁLISE MULTILINEAR DE DADOS NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA. 1ed.Recife. Em: . : Imprima Soluções Gráficas Ltda.. 2016.v. 247, p. 209-231.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2015

1.   Alcilane Mota Saavedra Pinto ; SANTOS, F. J. ; FRANCISCO HERBERT LIMA VASCONCELOS. Conselho Escolar e a Valorização do Saber e da Cultura do Estudante e da Comunidade: Paralelos com a Educação Brasileira no Período do Império. Em: Cibelle Amorim Martins; Cátia Luzia Oliveira da Silva; Francisco Herbert Lima Vasconcelos. (Org.). Conselho Escolar Fortalecendo Redes para a Gestão Democrática. 1ed.Fortaleza. : Gráfica Encaixe. 2015.v. 3, p. 161-170.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   Alexandre Joca ; FRANCISCO HERBERT LIMA VASCONCELOS ; NATIVIDADE, M.. A Educação em Direitos Humanos(EDH) na Educação a Distância (EAD): A Experiência da Universidade Federal do Ceará. Em: Alexandre Joca; Francisco Herbert Lima Vasconcelos; Marcelo Natividade. (Org.). Educação em Direitos Humanos Gênero e Diversidade Sexual: Reflexões, Projeto e Experiências.. 1ed.Recife. : Imprima Soluções Gráficas Ltda. 2015.p. 25-42.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   CASTRO FILHO, J. A.; MAIA, D. L. ; DA SILVA, MARIA AURICÉLIA. Lições do Projeto UCA: aprendizados e desafios. Em: CASTRO FILHO, José Aires de; SILVA, Maria Auricélia da; MAIA, Dennys Leite. (Org.). Lições do Projeto Um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública. 1ed.Fortaleza. : EdUECE. 2015.v. 1, p. 9-20.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   CASTRO FILHO, J. A.; FREIRE, Raquel Santiago. O conhecimento algébrico de uma professora dos anos iniciais no uso de tecnologias digitais. Em: : SANT'ANA, Claudinei de Camargo; SANTANA, Irani Parolin; AMARAL, Rosemeire dos Santos. (Org.). Grupo de Estudos em Educação Matemática: ações cooperativas e colaborativas constituídas por várias vozes. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2015.v. 1, p. 313-338.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   DE CASTRO, JUSCILEIDE BRAGA ; CASTRO FILHO, J. A.. O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO A PARTIR DO LAPTOP EDUCACIONAL. Em: ​CASTRO FILHO, José Aires de; SILVA, Maria Auricélia da; MAIA, Dennys Leite. (Org.). Lições do Projeto Um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública. 1ed.Fortaleza. : EdUECE. 2015.v. 1, p. 161-191.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   FAÇANHA, AGEBSON R. ; VIANA, W. DE C. ; PEQUENO, MAURO C.. Touchscreen Interfaces Accessible to People with Visual Disabilities. Em: M. Cecília C. Baranauskas, Clarisse Sieckenius de Souza, Roberto Pereira. (Org.). I GranDIHC-BR- GRAND RESEARCH CHALLENGES IN HUMAN-COMPUTER INTERACTION IN BRAZIL. 1ed.Cuiabá, Mato Grosso, Brazil. : Brazilian Computer Society | SBC. 2015.v. 1, p. 42-42.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   FRANCO, A. O. R. ; Alberto de Oliveira Jucá ; FRANCISCO HERBERT LIMA VASCONCELOS. Students'Evaluations Of Teaching Effectiveness Aplicado Aos Conselhos Escolares Com o Uso de Ferramentas Estatísticas Apoiadas Pelo Computador. Em: Cibelle Amorim Martins; Cátia Luzia Oliveira da Silva; Francisco Herbert Lima Vasconcelos.. (Org.). Conselho Escolar Fortalecendo Redes Para a Gestão democrática.. 1ed.Fortaleza. : Gráfica Encaixe. 2015.v. 3, p. 171-190.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   LAGO, C. ; EDSON, C. ; VASCONCELOS, FRANCISCO HERBERT LIMA. Educomunicação: Caminhos da Sociedade Mediática Pelos Direitos Humanos. Em: Claudia Lago; Claudemir E.Viana. (Org.). Educomunicação e Direitos Humanos. 1ed. 2015.p. 1.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   LIMA, MIXILENE S. S. ; MELO, M. B. O. ; Bezerra, Ellen Lacerda Carvalho ; CASTRO FILHO, J. A.. Alunos contadores de histórias: uma experiência utilizando o laptop educacional. Em: Francisco Ari de Andrade, Flávio Muniz Chaves, Luzianny Borges Rocha, Maria Simone Euclides. (Org.). Educação Brasileira: aportes e tendências. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2015.v. 1, p. 217-226.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   LOUREIRO, R. ; LIMA, Luciana de. Docência apoiada na tecnologia no ensino superior: desconstruir para construir. Em: Alberto Filho Maciel Maia; Antônia Rozimar Machado e Rocha; Bernadete de Souza Porto; Carmensita Matos Passos Braga; Gerardo Silveira Viana Júnior. (Org.). Práticas Docentes em Foco: diálogos e experiências na Universidade Federal do Ceará. 1a.ed.Fortaleza. : Expressão Gráfica e Editora. 2015.p. 193-208.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   NASCIMENTO, K. A. S. ; CASTRO FILHO, J. A.. ATIVIDADES COLABORATIVAS: O USO DO GOOGLE MAPS NA ESCOLA. Em: CASTRO FILHO, José Aires de; SILVA, Maria Auricélia da; MAIA, Dennys Leite (Orgs.). (Org.). Lições do Projeto Um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública. 1ed.Fortaleza. : EdUECE. 2015.v. 1, p. 51-87.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   NUNES, A. O. ; VASCONCELOS, FRANCISCO HERBERT LIMA ; RIBEIRO, G. O. ; PINTO, F. A. P. ; SILVA, T. E. V.. Avaliação Institucional: Relatos de Um Recorte Longitudinal em Cursos Semipresenciais na UFC. Em: Thomaz Edson Veloso da Silva;Germano de Oliveira Ribeiro; Ismar Frango Silveira; Francisco Herbert Lima Vasconcelos. (Org.). Avaliação em EAD: Teoria e Prática. 1ed.Recife. : ImprimaSoluções Gráficas Ltda. 2015.v. 200, p. 175-198.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   PONTES, R. L. J. ; CASTRO, J. B. ; CAVALCANTE, A.P.P.. AMPLIANDO OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM COM AS TDIC: O USO DO BLOG COM APOIO DO LAPTOP EDUCACIONAL. Em: CASTRO FILHO, José Aires de; SILVA, Maria Auricélia da; MAIA, Dennys Leite. (Org.). Lições do Projeto Um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública. 1ªed.Fortaleza. : EdUECE. 2015.p. 01-331.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   RIBEIRO, G. O. ; Herik Zednik Rodrigues ; SALES, C. O. ; HOLANDA, A. K. C. ; VASCONCELOS, F. H. L.. Relatos das Experiências do Curso de Formação Docente em Educação Ambiental no Estado do Ceará. Em: Francisco Herbert Lima Vasconcelos; Germano de Oliveira Ribeiro. (Org.). Educação Ambiental na perspectiva de transformação do cotidiano: relação sociedade-natureza. 1ed.Recife. : Imprima. 2015.p. 17-37.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   RIBEIRO, G. O. ; NUNES, A. O. ; SILVA, T. E. V. ; PINTO, F. A. P. ; VASCONCELOS, F. H. L.. Discente do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental da UFC/MEC/SECADI. Em: Francisco Herbert Lima Vasconcelos; Germano de Oliveira Ribeiro. (Org.). Educação Ambiental na perspectiva de transformação do cotidiano: relação sociedade-natureza. 1ed.Recife. : Imprima. 2015.p. 77-96.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   RODRIGUES, D. A. M. ; FIGUEIREDO, M. ; LEITE, R. C. M. ; RODRIGUES, Eduardo S. J.. Divulgação científica na era da cibercultura. Em: Francisco Ari de Andrade; Fávio Chaves; Luzianny Rocha. (Org.). Educação brasileira. cenários e versões. 1ed.Curitiba. : CRV. 2015.v. 1, p. 85-94.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   SAMPAIO, Inês Sílvia Vitorino ; CAVALCANTE, A.P.P.. Programação infantil da TV Brasil: uma análise sobre a questão da qualidade. Em: Barbalho, Alexandre; Marôpo, Lídia. (Org.). Infância, juventude e mídia. Olhares luso-brasileiros. 1aed.Fortaleza. : EdUECE. 2015.p. 1-288.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
18.   SILVA, C. L. O. ; CAVALCANTE, A. P. P. ; VASCONCELOS, F. H. L.. Curso de capacitação em educomunicação - Novas práticas metodológicas ne escola pública. Em: Claudia Lago; Claudemir Edson Viana. (Org.). Educomunicação: caminhos da sociedade midiática pelos direitos humanos.. 1ed.São Paulo. : ABPEducom/NCE/UAM. 2015.v. v, p. 127-133.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
19.   SILVA, C.L.O da ; JUCA, A. ; CAVALCANTE, A.P.P.. Conselhos escolares e formação: a experiência de uma escola de Canaan/CE. Conselho Escolar: fortalecendo redes para a gestão democrática. 1aed.Fortaleza. Em: . : UFC. 2015.p. 75.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
20.   Silva, Maria Auricélia da ; BARBOSA, Jaiane Ramos ; CASTRO FILHO, J. A.. TRABALHO COLABORATIVO: APRENDENDO E ENSINANDO COM O LAPTOP. Em: ​CASTRO FILHO, José Aires de; SILVA, Maria Auricélia da; MAIA, Dennys Leite. (Org.). Lições do Projeto Um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública. 1ed.Fortaleza. : EdUECE. 2015.v. 1, p. 23-50.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2014

1.   CASTRO FILHO, J. A.; NASCIMENTO, K. A. S. ; Silva, Maria Auricélia da ; BARBOSA, Jaiane Ramos. TECNOLOGIAS DIGITAIS, MOBILIDADE E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PARA A DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ENSINO. Em: Maria Marina Dias Cavalcante; José Albio Moreira de Sales; Isabel Maria Sabino de Farias; Maria Socorro Lucena Lima. (Org.). Didática e a prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. 1ed.Fortaleza. : EdUECE. 2014.v. 1, p. 309-327.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CAVALCANTE, A.P.P.; VASCONCELOS, P.. Novas práticas laboratoriais em rádio: o caso Outras Ondas. Em: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante; Pedro Vasconcelos. (Org.). Novas práticas laboratorias em rádio: o caso Outras Ondas. 1ªed.Santa Cruz do Sul. : EDUNISC. 2014.p. 19-32.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   LIMA, MIXILENE S. S. ; Osmundo, Maria Lidiana Ferreira ; MENDES, W. M. F. ; NASCIMENTO, K. A. S. ; CASTRO FILHO, J. A.. Trabalho colaborativo: a produção de aplicativo colaborativo educacional. Em: Francisco Ari de Andrade, Carlos Augusto Viana, Renata Aquino. (Org.). Educação Brasileira: conceitos e contextos. 1ed.Fortaleza. : Edições UFC. 2014.v. 1, p. 286-306.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   Marçal, E.; ROCHA, S. S. D.. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO COTIANO DO COORDENADOR PEGAGÓGICO. Em: Sinara Socorro Duarte Rocha, Edgar Marçal de Barros Filho. (Org.). GESTÃO PEDAGÓGICA EM FOCO. Percepções de Educadores e Educandos da EAD sobre a Realidade Educacional.. 1ed.Fortaleza. : IMPRECE. 2014.v. 1, p. 195-217.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   PEREIRA, A. P. F. ; MARTINS, C. A. ; COSTA, D. L. ; VASCONCELOS, F. H. L. ; COSTA, M. C. S.. Formação para Conselheiros Escolares: Avaliação do Curso Piloto. Em: Ana Cristina Barbosa; Francisco Herbert Lima Vasconcelos; Swamy de Paula Lima Soares; Thomaz Edson Veloso da Silva. (Org.). Conselho Escolar: Gestão e Formação. 1ed.Fortaleza. : Edições UFC. 2014.p. 351-369.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   RIBEIRO, J. W. ; LIMA, Luciana de ; VALENTE, J. A. ; LITTO, F. M. ; GÓES, U. T. G. ; COSTA, M. J. N.. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E CURRÍCULO: MAPEAMENTO COGNITIVO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM DISCIPLINAS DE CURSOS DE LICENCIATURA PRESENCIAIS. Em: SILVIA ELIZABETH MORAES; LUIZ BOTELHO ALBUQUERQUE. (Org.). ESTUDOS EM CURRÍCULO E ENSINO: CONCEPÇÕES PRÁTICAS. 1aed.Campinas. : Mercado de Letras. 2014.p. 135-162.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   SA, R. B. A. ; SOUSA, E. T. ; PINTO, F. A. P. ; MARTINS, C. A. ; VASCONCELOS, F. H. L. ; PEQUENO, H. S. L. ; BARROSO, G. C.. Uma Modelagem de um Ambiente Virtual de Aprendizagem em Redes de Petria Colorida: Análise Formal das Propriedades da Aplicação Conselheiro Escolar. Em: Ana Cristina Barbosa; Francisco Herbert Lima Vasconcelos; Swamy de Paula Lima Soares; Thomaz Edson Veloso da Silva. (Org.). Conselho Escolar: Gestão e Formação. 1ed.Fortaleza. : Edições UFC. 2014.p. 333-350.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   SALES, C. O. ; LEITE, E. A. M. ; VASCONCELOS, F. H. L. ; AGUIAR, E. P. S. ; BARRETO, K. M. F.. Reestruturação do Curso de Fortamação em Conselhos Escolares no AVA Moodle por meio do Design Instrucional. Em: Ana Cristina Barbosa; Francisco Herbert Lima Vasconcelos; Swamy de Paula Lima Soares; Thomaz Edson Veloso da Silva. (Org.). Conselho Escolar: Gestão e Formação. 1ed.Fortaleza. : Edições UFC. 2014.p. 293.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   SAMPAIO, Inês S. V. ; CAVALCANTE, A.P.P. ; MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa ; BRUNO, E. ; CAMURCA, I. ; CARNEIRO, J.. Dados estaduais Ceará. Dados Estaduais Ceará. 1ªed.Florianópolis. Em: . : Insular. 2014.p. 121-129.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   Silva, Maria Auricélia da ; BARBOSA, Jaiane Ramos ; CASTRO FILHO, J. A.. FORMAÇÃO DOCENTE E TRABALHO COLABORATIVO NO PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO. Em: Isabel Maria Sabino de Farias; Maria Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcante; José Albio Moreira de Sales. (Org.). Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. 1ed.Fortaleza. : Eduece. 2014.v. 1, p. 3666-3677.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   Silva, Maria Auricélia da ; BARBOSA, Jaiane Ramos ; Castro Filho, José Aires de. Aprender a colaborar, colaborar para aprender: práticas pedagógicas com suporte computacional. Em: Kelma Socorro Alves Lopes de Matos. (Org.). Cultura de Paz, Ética e espiritualidade IV. 1ed.Fortaleza. : Edições UFC. 2014.v. 1, p. 427-440.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

*itens sem ano

1.   CASTRO FILHO, J. A.. Tecnologia, Educação e Formação de Professores: superando dificuldades históricas. In: José Albio Moreira de Sales, Marcília Chagas Barreto, João Batista Carvalho Nunes, Ana Ignez Belém Lima Nunes, Isabel Maria Sabino de Farias, Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães. (Org.). Formação e Práticas Docentes. 1ed.Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará - EdUECE, 2007, v. 1, p. 179-190.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CAVALCANTE, A.P.P.. Os silenciamentos e imagens do outro:reflexões sobre o programa Momento Saúde. In: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante; José Gerardo Vasconcelos; Érica Atem. (Org.). Polifonias - Vozes, olhares e registros na filosofia da educação. 1aed.Fortaleza: Editora UFC, 2005, v. , p. 206-219.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   CAVALCANTE, A.P.P.. Radialistas contra el SIDA, una red por la vida. In: Sonia Navas. (Org.). Redes, gestion y ciudadanía. 1aed.Quito: OCLACC, 2002, v. 01, p. 03-227.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   CAVALCANTE, A.P.P.. Rádio: a audiência como sujeito. In: Gilmar Chaves. (Org.). Ceará de Corpo e Alma. 1aed.Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002, v. 01, p. 09-381.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   DAVID, P. B.. Avaliação do Ensino-Aprendizagem em Educação a Distância. In: Brendan Coleman McDonald; Ana Paula de Medeiros Ribeiro. (Org.). Avaliação Pragmática. 1ed.Fortaleza: RDS Editora, 2007, v. 1, p. 223-243.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   JUNQUEIRA, Eduardo S.. EPISTEMOLOGIAS DIGITAIS E COMUNIDADES DE PRÁTICA: PROBLEMATIZANDO A INCLUSÃO DIGITAL DIFUSIONISTA E TECNICISTA. In: José Rogério Santana; José Gerardo Vasconcelos; Vania Marilande Ceccatto; Francisco Herbert Lima Vasconcelos; Júlio Wilson Ribeiro. (Org.). Inovações, cibercultura e educação. Fortaleza: Editora Universidade Federal do Ceará, 2011, v. , p. 142-153.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   JUNQUEIRA, Eduardo S.. Mapeamento e análise das trilhas de navegação de alunos em artefatos digitais, com conteúdos hipermodais, de disciplina de Letras-Português na modalidade EaD. In: Júlio César Araújo; Samuel de Carvalho Lima; Messias Dieb. (Org.). Línguas na web. Links entre ensino e aprendizagem. 1ed.Ijui: Editora Unijui, 2010, v. , p. 209-228.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   JUNQUEIRA, Eduardo S.. Peer-based Work and Agency in the School Computer Lab. Learning New Literacies as a Collective Practice. In: Eduardo S. Junqueira; Marcelo Buzato. (Org.). Peer-based Work and Agency in the School Computer Lab. Learning New Literacies as a Collective Practice. 1ed.New York: Peter Lang, 2013, v. 1, p. 50-68.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   JUNQUEIRA, Eduardo S.. Tensões entre a modernização e a realidade heterogênea da educação: uma análise da implementação do PROINFO no contexto da escola pública. In: Silvia Elizabeth Moraes, Luiz Botelho Albuquerque. (Org.). Estudos em Curriculo e Ensino. concepções e Práticas. 1aed.Campinas: Mercado das Letras, 2014, v. , p. 71-80.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   LIMA, Luciana de. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: PROBLEMAS E SOLUÇÕES. COM A PALAVRA OS PROFESSORES: Uma visão do profissional da Educação. São Paulo: Casa do Novo Autor, 2007, v. , p. 165-170.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   LIMA, Luciana de. O CONCEITO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS. In: José Gerardo Vasconcelos; Renata Rovaris Dioria; Flávio José Moreira Gonçalves. (Org.). TRIBUNA DE VOZES. Fortaleza: Edições UFC, 2011, v. , p. 372-384.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   LOUREIRO, RC. Exercício de Percepção da Formação de uma Comunidade de Aprendizagem. In: Maria Marina Dias cvalcante; João batista carvalho Nunes; Isabel maria Sabino de Farias. (Org.). pesquisa em Educação na UECE: um caminho em construção. 01ed.Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002, v. 01, p. 121-130.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   LOUREIRO, RC. VDL - Distributed Virtual Reality In Distance Education. ProTeM-CC Informatics in Education. 1ed.Brasilia: Brasilia, 2001, v. 1, p. 100-110.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   Marçal, E.. EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO NA SOCIEDADE IMAGÉTICA. In: Edgar Marçal; Francisco Ari de Andrade. (Org.). GESTÃO, ENSINO E TECNOLOGIAS: PRÁTICAS DOCENTES E EXPERIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS. 1ed.Campinas - SP: Pontes Editores, 2016, v. 1, p. 243-256.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   Marçal, E.. EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS DIGITAIS EM SALA DE AULA COM TECNOLOGIAS MÓVEIS. In: Edgar Marçal; Francisco Ari de Andrade. (Org.). GESTÃO, ENSINO E TECNOLOGIAS: PRÁTICAS DOCENTES E EXPERIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS. 1ed.Campinas-SP: Pontes Editores, 2016, v. 1, p. 229-242.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   MATTOS, F. L. C. L.. Didática e metodologias centradas no aluno: origens e princpios do mtodo de soluço de problemas. In: Wilhelmus Jacobus Absil. (Org.). Temas Pedagógicos. 1ed.Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2008, v. 22, p. 83-108.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   SILVA, C. L. O.. Marcuse e A Felicidade do Eros Libertado. In: BARRETO, José Anchieta Esmeraldo; MOREIRA, Rui Verlaine. (Org.). Razão e Fé do Carvoeiro. Fortaleza: Casa José de Alencar, 2000, v. , p. -.. . Em: . 0..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]


(*) Relatório criado com produções desde 2014 até 2017
Data de processamento: 22/01/2017 13:14:10