Currículo Lattes - 2014 a 2017

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 52

2016

1.   2016-Atual. Grupo de Pesquisa em Narrativas Multimídias
Descrição: O Grupo de Pesquisas em Narrativas Multimídias têm como propósito investigar e desenvolver conhecimento sobre as narrativas em suas versões multimidiáticas. Por se tratarem de expressões da comunicação humana, envolvendo questões de poder e ideologias (de grupos sociais, de gêneros, linguísticos) faz-se relevante investigar seus modos de produção e seus discursos, com a finalidade de compreender seus elementos, contribuir para a formação de estudantes mais críticos sobre o impacto e amplitude dos discursos das mídias, sobretudos por se tratar de um grupo com professores-coordenadores de diferentes cursos e áreas de formação (Letras/Sistemas e Mídias Sociais).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Georgia da Cruz Pereira - Coordenador / Germana da Cruz Pereira - Integrante.
Membro: Georgia da Cruz Pereira.
2.   2016-Atual. Integração entre Tecnologia Digital e Docência Interdisciplinar: a transformação do conceito de docência por meio do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs)
Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar de que forma licenciandos da Universidade Federal do Ceará (UFC) participantes da disciplina Tecnodocência transformam sua compreensão sobre docência a partir do desenvolvimento de Materiais Educacionais Digitais Autorais em contexto interdisciplinar. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das TDICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) como problemas centrais na formação de professores, a pesquisa qualitativa, caracterizada como Estudo de Caso, apresenta por unidade de análise grupos interdisciplinares formados por licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência ofertada pela UFC. A proposta é que a pesquisa seja desenvolvida em 2016 e 2017, com ações ocorrendo no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFC), subdivididas em quatro etapas. Na primeira, são preparados os instrumentos de coleta e análise de dados, bem como os equipamentos digitais. Na segunda, é realizada a coleta de dados em três fases: verificação dos conhecimentos prévios dos licenciandos sobre docência, investigação do processo de transformação do conceito de docência por meio do desenvolvimento de Materiais Educacionais Digitais Autorais em contexto interdisciplinar e verificação dos conhecimentos a posteriori dos licenciandos sobre docência. Na terceira, é realizada a análise por meio da triangulação metodológica dos dados coletados e da Análise Textual Discursiva utilizando-se três focos: interdisciplinaridade, tecnologia digital e construcionismo. Na quarta, é realizada a divulgação científica dos resultados obtidos. É possível que os resultados da pesquisa esclareçam diferentes formas de promover a integração entre TDICs e docência no sentido de transformar a compreensão que os licenciandos apresentam sobre esse conceito em propostas que podem ser aproveitadas pelos cursos de Licenciatura com a finalidade de contribuir para a reconstrução dos Projetos Políticos Pedagógicos vigentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Doutorado: (2) . Integrantes: Robson Carlos Loureiro - Integrante / Luciana de Lima - Coordenador.
Membro: Robson Carlos Loureiro.
Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar de que forma licenciandos da Universidade Federal do Ceará (UFC) participantes da disciplina Tecnodocência transformam sua compreensão sobre docência a partir do desenvolvimento de Materiais Educacionais Digitais Autorais em contexto interdisciplinar. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das TDICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) como problemas centrais na formação de professores, a pesquisa qualitativa, caracterizada como Estudo de Caso, apresenta por unidade de análise grupos interdisciplinares formados por licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência ofertada pela UFC. A proposta é que a pesquisa seja desenvolvida em 2016 e 2017, com ações ocorrendo no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFC), subdivididas em quatro etapas. Na primeira, são preparados os instrumentos de coleta e análise de dados, bem como os equipamentos digitais. Na segunda, é realizada a coleta de dados em três fases: verificação dos conhecimentos prévios dos licenciandos sobre docência, investigação do processo de transformação do conceito de docência por meio do desenvolvimento de Materiais Educacionais Digitais Autorais em contexto interdisciplinar e verificação dos conhecimentos a posteriori dos licenciandos sobre docência. Na terceira, é realizada a análise por meio da triangulação metodológica dos dados coletados e da Análise Textual Discursiva utilizando-se três focos: interdisciplinaridade, tecnologia digital e construcionismo. Na quarta, é realizada a divulgação científica dos resultados obtidos. É possível que os resultados da pesquisa esclareçam diferentes formas de promover a integração entre TDICs e docência no sentido de transformar a compreensão que os licenciandos apresentam sobre esse conceito em propostas que podem ser aproveitadas pelos cursos de Licenciatura com a finalidade de contribuir para a reconstrução dos Projetos Políticos Pedagógicos vigentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luciana de Lima - Coordenador / Robson Loureiro - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 5
Membro: Luciana de Lima.
3.   2016-Atual. Interação de alunos em fóruns virtuais: identificação de elementos facilitadores em processos de aprendizagem
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cátia Luzia Oliveira da Silva - Coordenador / Eduardo Santos Junqueira Rodrigues - Integrante / Andrei Bosco - Integrante.
Membro: Cátia Luzia Oliveira da Silva.
4.   2016-Atual. Oficinas de Animação e Jogos Locativos como Fator de Ambientação e Integração entre os Cursos de Graduação em Design, Cinema, Computação e Sistemas e Mídias Digitais da UFC
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Windson Viana de Carvalho - Coordenador / Fernando Trinta - Integrante / Mara Bonartes - Integrante / Claudia Marinho - Integrante.
Membro: Windson Viana de Carvalho.

2015

1.   2015-Atual. Aplicação de Técnicas de Visualização de Dados para o Acompanhamento Discente
Descrição: PIBIC 2015/2016 (Iniciação Científica) - Edital 01/2015 - UFC A visualização de dados é o estudo da representação visual de informações com o objetivo de comunicar de maneira mais clara e efetiva por meio de gráficos. Diversas áreas do conhecimento podem se aproveitar dos benefícios da visualização de dados, como a utilização de gráficos para representar resultados de atividades ou pesquisas. O meio acadêmico possui uma grande diversidade de informações, e muitas delas estão espalhadas, replicadas e de acesso difícil. Especificamente no acompanhamento discente, muitos dados estão disponíveis, mas sua interpretação é complicada devido à grande quantidade de informações. Atividades como verificar o desempenho dos alunos e professores, e acompanhar o estado de ações de melhoria muitas vezes são realizadas por meio de relatórios e tabelas que deveriam ter seu conteúdo relacionados, o que dificulta a interpretação e obtenção de resultados de maneira prática. Por meio da visualização de dados é possível se obter resultados mais objetivos e aplicados, além do impacto visual, e possibilitar diversas visões de um mesmo aspecto, permitindo a elaboração de um plano de ações e melhor acompanhamento, e assim minimizar problemas como a evasão dos alunos. O objetivo deste projeto é aplicar técnicas de visualização de dados para a identificação de problemas relacionados ao acompanhamento dos discentes. Como metodologia estudaremos algumas técnicas de visualização de dados, desenvolveremos alguns protótipos e realizaremos como estudo de caso uma análise da evasão em um curso de graduação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Emanuel Ferreira Coutinho - Coordenador.
Membro: Emanuel Ferreira Coutinho.
2.   2015-Atual. Ativismos em rede e multiletramentos: novas aprendizagens
Descrição: O projeto investiga práticas emergentes de multiletramentos no contexto da aprendizagem em rede a partir de elementos paradigmáticos da Cibercultura, particularmente no que se refere aos fenômenos do ativismo em rede e suas diversas manifestações, as novas configurações midiáticas que engendram e as linguagens híbridas na web que constituem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Santos Junqueira Rodrigues - Coordenador / Tatiana Paz - Integrante / Neila Rodrigues Santos - Integrante / Carolina Oliveira Sales - Integrante / Jefferson Cavalcante - Integrante / Eryck Dieb - Integrante.
Membro: Eduardo Santos Junqueira Rodrigues.
3.   2015-Atual. Desenvolvimento de Jogos Sérios para o Treinamento de Habilidades de Cirurgia Minimamente Invasiva utilizando Realidade Aumentada
Descrição: Cirurgias minimamente invasivas requerem aprendizagem e formação de novas habilidades manuais dos cirurgiões (e.g., a coordenação mão-olho, percepção de profundidade). Em caixas pretas de simulação, essas habilidades podem ser praticadas com as atividades de navegação simples, por exemplo, pegar um objeto com a pinça cirúrgica e transpô-lo. Neste projeto de pesquisa, propomos estender caixas pretas de simulação laparoscópicas com Realidade Aumentada (RA) e técnicas de gamificação. Nosso objetivo é aumentar a motivação dos aprendizes e fornecer uma ferramenta de mensuração de desempenho dos mesmos. O ambiente utiliza recursos de RA para apresentar os desafios e tarefas que deverão ser realizados nos jogos utilizando animações 3D. Os algoritmos de visão computacional são utilizados para monitorar os movimentos de objetos manipulados e assim, o sistema é capaz de observar o desempenho do usuário durante a atividade de formação (e.g., tempo para terminar). Esses elementos do framework são as unidades básicas requeridas para o desenvolvimento de jogos sérios para o treinamento de habilidades. Ao longo deste projeto de pesquisa, atividades que seguem ao programa de treinamento MISTLES deverão ser adaptadas, estendidas, gamificadas e avaliadas com residentes e cirurgiões (e.g., transpor objetos, realizar nós, suturas).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Windson Viana de Carvalho - Coordenador.
Membro: Windson Viana de Carvalho.
4.   2015-2016. Integração entre Tecnologia Digital e Docência Interdisciplinar: o desenvolvimento de Materiais Educacionais Digitais na compreensão da docência
Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar de que forma os licenciandos transformam sua compreensão sobre docência a partir do desenvolvimento de Materiais Educacionais Digitais (MED) em contexto interdisciplinar fazendo uso de estratégias metodológicas definidas. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das TDIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) como problemas centrais na formação de professores, a pesquisa qualitativa, caracterizada como Estudo de Caso, apresenta por unidade de análise grupos interdisciplinares de cursos de Licenciatura participantes da disciplina Tecnodocência ofertada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A proposta é que a pesquisa seja desenvolvida no semestre 2015.2, com as ações de pesquisa ocorrendo no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFC). Subdividem-se em três etapas. Na primeira, são preparados os instrumentos de coleta e análise de dados, bem como os equipamentos digitais; na segunda, é realizada a coleta de dados em três fases: verificação dos conhecimentos prévios dos licenciandos, investigação do desenvolvimento de MED e verificação dos conhecimentos a posteriori dos licenciandos; na terceira, é realizada a análise de dados por meio da triangulação metodológica dos dados coletados utilizando-se três focos: compreensão dos aspectos vinculados à interdisciplinaridade, ao processo de elaboração de MED e à docência. Ao final, é realizado um relatório em formato de artigo com os dados da pesquisa para publicação em periódicos e eventos de áreas como Educação e Tecnologias Digitais na Educação. É possível que os resultados da pesquisa esclareçam diferentes formas de promover a integração entre TDIC e docência nas formações iniciais de professores (Licenciaturas) que possibilitem reflexões e transformações na compreensão e no fazer docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Robson Carlos Loureiro - Integrante / Luciana de Lima - Coordenador.
Membro: Robson Carlos Loureiro.
Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar de que forma os licenciandos transformam sua compreensão sobre docência a partir do desenvolvimento de Materiais Educacionais Digitais (MED) em contexto interdisciplinar fazendo uso de estratégias metodológicas definidas. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das TDIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) como problemas centrais na formação de professores, a pesquisa qualitativa, caracterizada como Estudo de Caso, apresenta por unidade de análise grupos interdisciplinares de cursos de Licenciatura participantes da disciplina Tecnodocência ofertada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A proposta é que a pesquisa seja desenvolvida no semestre 2015.2, com as ações de pesquisa ocorrendo no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFC). Subdividem-se em três etapas. Na primeira, são preparados os instrumentos de coleta e análise de dados, bem como os equipamentos digitais; na segunda, é realizada a coleta de dados em três fases: verificação dos conhecimentos prévios dos licenciandos, investigação do desenvolvimento de MED e verificação dos conhecimentos a posteriori dos licenciandos; na terceira, é realizada a análise de dados por meio da triangulação metodológica dos dados coletados utilizando-se três focos: compreensão dos aspectos vinculados à interdisciplinaridade, ao processo de elaboração de MED e à docência. Ao final, é realizado um relatório em formato de artigo com os dados da pesquisa para publicação em periódicos e eventos de áreas como Educação e Tecnologias Digitais na Educação. É possível que os resultados da pesquisa esclareçam diferentes formas de promover a integração entre TDIC e docência nas formações iniciais de professores (Licenciaturas) que possibilitem reflexões e transformações na compreensão e no fazer docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luciana de Lima - Coordenador / Robson Loureiro - Integrante.
Membro: Luciana de Lima.
5.   2015-Atual. Interação de alunos em fóruns virtuais: identificação de elementos facilitadores em processos de aprendizagem
Descrição: O projeto abarca as áreas temáticas da interação, bem como da leitura em tela, navegação virtual, design de interfaces. A pergunta norteadora do projeto é: como e quais elementos da navegação, da leitura e do design do fórum virtual interferem positiva ou negativamente durante a interação e a aprendizagem dos alunos? O objetivo geral é: identificar elementos da navegação e do comportamento leitor do aluno, tanto da leitura de texto quanto da leitura do ambiente de aprendizagem, bem como do design instrucional das interfaces para desktop, que favoreçam a aprendizagem no contexto das interações dos alunos em fóruns virtuais. Será realizada coleta de dados junto a um grupo de 10 a 20 alunos cursistas dos semestres intermediários do curso de Letras-Português. Serão trabalhados três modelos experimentais de interface de fórum virtual para desktop, modeladas a partir dos princípios do Design Instrucional, ancorados nos pressupostos teóricos das área de Interação Humano Computador e Usabilidade (REF), para a investigação dos processos de interação com base na técnica de documentação da navegação e leitura por rastreamento ocular e com aprofundamento da coleta através de entrevistas semi-estruturadas com os alunos . O componente qualitativo do estudo incluirá checagens com os alunos acerca de suas ações de navegação e suas opiniões sobre sua aprendizagem ao interagir em cada uma das três interfaces. A análise quantitativa de dados irá revelar os tempos característicos de leitura de partes do AVA e a trajetória ocular de aprendizagem. As diversas telas e interfaces do AVA serão divididas em áreas de interesse e o ritmo de leitura, o percurso de leitura do aluno, assim como sua compreensão e o tempo de compreensão de conceitos pode ser avaliado e comparado entre participantes e entre grupos. A analise qualitativa, com base nos materiais das entrevistas, irá explorar dimensões das ações dos alunos, detalhando o processo de navegação, leitura e interação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Eduardo Santos Junqueira Rodrigues - Coordenador / Elisangela Teixeira - Integrante / Catia Silva - Integrante / Taynara Menezes - Integrante / Andrei Bosco Torres - Integrante / Neila Rodrigues Santos - Integrante / Carolina Oliveira Sales - Integrante.
Membro: Eduardo Santos Junqueira Rodrigues.
6.   2015-Atual. MC-Learning: Práticas colaborativas com o suporte da tecnologia móvel na escola
Descrição: O presente projeto pretende fomentar e investigar práticas colaborativas com uso de dispositivos móveis para que alunos e professores possam desenvolver atividades de aprendizagem. O projeto surge dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação, Interação e aprendizagem da Universidade Federal do Ceará. Os avanços da tecnologia digital se aceleram e, de alguma forma, acabam atingindo a educação. Dispositivos móveis como laptops, laptops e smartphones começam a ser incorporados em práticas na escola. Tais equipamentos ensejam a realização de pesquisas sobre sua incorporação de forma inovadora na escola. O projeto adotará métodos mistos de pesquisa, focados na experimentação nas escolas (estudo empírico) e na implementação de aplicativos para dispositivos móveis para apoiar práticas colaborativas(estudo de desenvolvimento). A metodologia adotada no estudo empírico se dará em colaboração com os gestores, professores e alunos, a partir da realidade de cada escola. Será conduzida uma formação dos professores das escolas. Uma série de possibilidades desse trabalho será vivenciada pelos professores, como a criação colaborativa de textos ou contos digitais e investigações colaborativas em Matemática envolvendo dados gerados pelos alunos. Os instrumentos da pesquisa constarão de questionários, entrevistas, diários de campo e outros artefatos gerados durante a pesquisa. O método para análise dos dados empíricos escolhidos baseia-se no método de comparação constante. A metodologia adotada no estudo de desenvolvimento dos aplicativos colaborativos baseia-se nas práticas modernas de Engenharia de Software, conhecidas como metodologias ágeis. A metodologia adotada comportará três etapas: 1) estudo das ferramentas colaborativas para dispositivos móveis; 2) levantamento de requisitos para ferramentas colaborativas em Linguagem e Matemática; 3) processo de desenvolvimento das ferramentas colaborativas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Aires de Castro Filho - Coordenador / Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / Maria de Fátima Costa de Souza - Integrante / Raquel Santiago Freire - Integrante / Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante - Integrante / Maria Bernadete Oriá de Melo - Integrante / Juliana Silva Arruda - Integrante.
Membro: José Aires de Castro Filho.
7.   2015-Atual. À tela infinita... e além: um estudo sobre o uso de recursos da Hipermídia na criação de Histórias em Quadrinhos digitais
Descrição: Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Comunicação (mestrado) do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, também cadastrada no Instituto UFC Virtual da mesma universidade. Tem por objetivo estudar o escopo do emprego de animações e sons em histórias em quadrinhos veiculadas em meios digitais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Liandro Roger Memória Machado - Integrante / Ricardo Jorge Lucena Lucas - Coordenador.
Membro: Liandro Roger Memória Machado.

2014

1.   2014-2015. Contos Digitais Alinhados ao Framework TPACK - Uma Oportunidade de Formação de Professores para Design de Produtos Educacionais Multimídia
Descrição: Este projeto objetiva a capacitação docente para o desenvolvimento de contos digitais alinhados ao framework TPACK(Technological Pedagogical Content Knowledge), visando ao enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. Contos digitais combinam a arte milenar de contar histórias com as tecnologias de informação e comunicação, e utilizam áudio, video, imagens e texto em uma narrativa coerente. Durante o projeto, os interagentes terão a oportunidade de desenvolver conhecimentos sobre a fundamentação teórica, os objetivos e usos da contação de histórias digitais no contexto educativo, à medida que usam hardware e software apropriados para criar suas próprias histórias digitais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cátia Luzia Oliveira da Silva - Coordenador.
Membro: Cátia Luzia Oliveira da Silva.
2.   2014-Atual. Desenvolvimento de uma Lousa Interativa de Baixo Custo
Descrição: Este projeto propõe o desenvolvimento de um kit educacional composto de uma lousa digital de baixo custo integrada a ambientes de simulação.Uma lousa digital é um dispositivo capaz de gerar interatividade entre um usuário e os recursos de mídias digitais através de uma interface mais humana, tão intuitiva quanto um quadro branco. O conceito de lousa digital não é novo e atualmente existem diversos tipos de tecnologia empregados em produtos comerciais. Porém a lousa digital comercial ainda é um produto caro ou quando acessível, limitado a um quadro branco com sensores um limitante as dimensões da superfície de atuação, tornando mais difícil a instalação, manutenção e reduzindo muito a portabilidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Clemilson Costa dos Santos - Coordenador / Giovanni Cordeiro Barroso - Integrante / Adunias dos Santos Teixeira - Integrante / Windson Viana de Carvalho - Integrante / Henrique Sergio Lima Pequeno - Integrante / Gabriel Antoine Louis Paillard - Integrante / ellington Wagner Ferreira Sarmento - Integrante / Antonio Jose Melo Leite Junior - Integrante / George Allan Menezes Gomes - Integrante.
Membro: Clemilson Costa dos Santos.
3.   2014-2015. Geração de aplicações móveis e sensíveis ao contexto utilizando Engenharia de Software baseada em Modelos e o middleware LoCCAM
Descrição: Em 2013, um estudo sobre ferramentas de modelagem e geração de códigos foi realizado e diversas melhorias foram efetuadas em um middleware de gerenciamento de informações contextuais para dispositivos Android: o LoCCAM. Em 2014/2015, esperamos conceber métodos e ferramentas para a modelagem de aplicações móveis e sensíveis a contexto que permitam a geração de código dos aplicativos sobre o middleware LoCCAM. O código gerado deve diminuir os problemas da heterogeneidade e da complexidade do código através da integração ao middleware.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Windson Viana de Carvalho - Coordenador / Paulo Artur de Sousa Duarte - Integrante / Francisco Anderson de Almada Gomes - Integrante / Loana RUSSO - Integrante.
Membro: Windson Viana de Carvalho.
4.   2014-2015. KIGB: Knowing and interacting while gaming for the blind
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ticianne de Gois Ribeiro Darin - Integrante / Windson Viana de Carvalho - Integrante / Rossana Maria de Castro Andrade - Integrante / Jaime Sánchez - Coordenador / Edgar Marçal - Integrante / Jérome Gensel - Integrante / Ismayle de Sousa Santos - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
Membro: Ticianne de Gois Ribeiro Darin.
Descrição: The development and enhancement of cognitive skills in people who are blind has been highly demanded in the literature. Digital technology targeting this need is widely desired and demanded. There is also a need beyond the technology development. Usability and cognitive impact evaluation studies of technology for people with visual disability are claimed and required for better understanding and adequate and pertinent use. This proposal is targeting this need and demand. We focus on Knowing and Interacting while Gaming for the Blind, KIGB. We intend to design, implement and evaluate a multimodal mobile videogame application for enhancing cognition in people with visual disabilities. Thus the focal point is mobile gaming for further developing cognitive processes such as mental models, cognitive spatial structures, and navigation skills in people with visual disabilities. Mobile software evaluation, usability evaluation and impact evaluation will be a key in this project. By implementing KIGB we aim at producing a mobile gaming computer application that is usable, understandable and effective. Finally, the most global purpose of the KIGB project is to contribute from the computer science side to better develop the intellect of people who are blind, to help them to be more autonomous and independent in their life and their relations with people and surroundings, and thus helping them to be more integrated and included in our society and culture.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Windson Viana de Carvalho - Integrante / Jerome Gensel - Integrante / José Valdenir de Lima - Integrante / Jaime Sánchez - Coordenador / Rossana Maria de Castro Andrade - Integrante / Marcia de Borba Campos. - Integrante / Ernesto T. de Lima - Integrante.
Membro: Windson Viana de Carvalho.
Descrição: The development and enhancement of cognitive skills in people who are blind has been highly demanded in the literature. Digital technology targeting this need is widely desired and demanded. There is also a need beyond the technology development. Usability and cognitive impact evaluation studies of technology for people with visual disability are claimed and required for better understanding and adequate and pertinent use. This proposal is targeting this need and demand. We focus on Knowing and Interacting while Gaming for the Blind, KIGB. We intend to design, implement and evaluate a multimodal mobile videogame application for enhancing cognition in people with visual disabilities. Thus the focal point is mobile gaming for further developing cognitive processes such as mental models, cognitive spatial structures, and navigation skills in people with visual disabilities. Mobile software evaluation, usability evaluation and impact evaluation will be a key in this project. By implementing KIGB we aim at producing a mobile gaming computer application that is usable, understandable and effective. Finally, the most global purpose of the KIGB project is to contribute from the computer science side to better develop the intellect of people who are blind, to help them to be more autonomous and independent in their life and their relations with people and surroundings, and thus helping them to be more integrated and included in our society and culture.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ernesto Trajano de Lima Neto - Integrante / Windson Viana Carvalho - Integrante / Jaime Sanchez - Coordenador / Rossana Maria de Castro Andrade - Integrante / Edgar Marçal - Integrante / Jérome Gensel - Integrante / Ismayle de Sousa Santos - Integrante / Matias Espinoza - Integrante / Carla Ilane Moreira Bezerra - Integrante / Márcia de Borba Campos - Integrante / Marcio Sarroglia Pinho - Integrante / Ticianne Darin - Integrante / Agebson Façanha - Integrante / Philippe Genoud - Integrante / Marlène Villanova-Oliver - Integrante / Christian Lykawka - Integrante / Álvaro Menezes - Integrante / Tales Nereu Bogoni - Integrante / Arthur Fernando Arnold Battaglia - Integrante / Sylvain Bouveret - Integrante.
Membro: Ernesto Trajano de Lima Neto.
5.   2014-Atual. PELOS CAMINHOS DE DARWIN: UM MATERIAL MULTIMIDIÁTICO INTERATIVO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Cavalcante Pequeno - Integrante / Gilberto Lacerda - Coordenador / Claudia L. R. Motta - Integrante / Shirley N. Hauff - Integrante / Iara Nocentini Loyol - Integrante / Hernani Loebler Campos - Integrante.
Membro: Mauro Cavalcante Pequeno.
6.   2014-2016. Publicidade Infantil em Tempos de Convergência
Descrição: Este projeto busca compreender a relação de crianças, na faixa de 09 a 11 anos, com comunicação comercial, em especial, a publicidade, no novo contexto de convergência midiática. Neste contexto, está particularmente interessado em identificar (i) o nível de entendimento dessas crianças acerca da natureza persuasiva desta forma de comunicação, (ii) o tipo de apreciação que são capazes de fazer acerca das estratégias de persuasão nela contidas e (iii) suas leituras acerca dos possíveis impactos dessa comunicação comercial em sua formação e em seu bem estar. Para tanto, serão realizados 10 grupos focais com crianças de diferentes níveis sócio-econômicos. De modo complementar, serão também aplicados questionários aos pais dessas crianças acerca do entendimento deles acerca desses mesmos fatores e de sua atuação na mediação desse processo. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que assume uma perspectiva interpretativa, apoiando-se em elementos da análise do discurso para proceder a análise da fala das crianças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante - Integrante / Inês Sílvia Vitorino Sampaio - Coordenador.
Membro: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante.
7.   2014-Atual. SLA4CLOUD
Descrição: Edital Capes n° 01/2013 - Programa CAPES/STIC-AmSud - The SLA4CLOUD project will be supporting by the following challenging propositions: (i) Cloud SLA Negotiation; (ii) Energy-efficient resource management in virtualized cloud data centers; (iii) SLA-aware Service Composition in Cloud Environments, and (iv) Pricing Strategies for Cloud Computing Load Balance and Profit. Many scientific and technology challenges emerge from this proposal and will be studied and tackled during this project. These propositions require the research expertise that already is available among the partners of this project. Therefore, the main purpose of this project is to build an innovative environment dedicated to the management of the Cloud infrastructures, through a fruitful collaboration based on scientific and technical exchange among research groups deeply involved in the field of Cloud Computing, with a special attention to Mobile Cloud Computing scenarios.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emanuel Ferreira Coutinho - Integrante / Danielo Gonçalves Gomes - Integrante / Rossana Maria de Castro Andrade - Integrante / Fernando A. M. Trinta - Integrante / DE SOUZA, JOSÉ NEUMAN - Coordenador / Nazim Agoulmine - Integrante / Javier Baliosian - Integrante.
Membro: Emanuel Ferreira Coutinho.
8.   2014-Atual. Smart H2O
Descrição: SmartH2O is an EU funded project which aims at creating a virtuous feedback cycle between water users and the utilities, providing users information on their consumption in quasi real time, and thus enabling water utilities to plan and implement strategies to reduce/reallocate water consumption. The SmartH2O project aims at developing methodologies to involve consumers and promote water savings by increasing their awareness, using a social computing approach, and also exploring their sensitivity to water prices, e.g., to penalise water waste during droughts.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alysson Diniz dos Santos - Coordenador / Piero Fraternali - Integrante.
Membro: Alysson Diniz dos Santos.
9.   2014-2015. Uso de Ontologias para a Análise do Perfil Dialógico e realização de Avaliação Formativa em Fóruns de Discussão
Descrição: Desenvolver e implementar um processo semiautomatizado para a avaliação formativa em cursos a distância por meio da análise do Perfil Dialógico dos estudantes em mensagens por eles trocadas em fóruns de discussão do AVA Solar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Priscila Barros David - Coordenador / Ernesto Trajano de Lima Neto - Integrante / Francisco Arquimedes Gadelha Mendes - Integrante.
Membro: Priscila Barros David.
Descrição: Desenvolver e implementar um processo semiautomatizado para a avaliação formativa em cursos a distância por meio da análise do Perfil Dialógico dos estudantes em mensagens por eles trocadas em fóruns de discussão do AVA Solar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ernesto Trajano de Lima Neto - Integrante / Priscila Barros David - Coordenador / Raquel Santiago Freire - Integrante / Gabriel Antoine Louis Paillard - Integrante / Windson Viana Carvalho - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Ernesto Trajano de Lima Neto.

2013

1.   2013-2016. APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO GEOMÓVELNR COMO FERRAMENTA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NO ENSINO DE CAMPO DE GEOLOGIA
Descrição: O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento e melhoria do aplicativo Geomóvel baseado nas dificuldades e sugestões advindas de seu uso prático pelos próprios alunos iniciantes de Geologia, como vias para aprimorar as práticas pedagógicas das disciplinas de Geologia Geral e reduzir a evasão neste curso. Associados a esse objetivo maior estará o uso conjunto de sistemas de informação geográficos e aplicações móveis e ubíquas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edgar Marçal de Barros Filho - Coordenador / Rossana Maria de Castro Andrade - Integrante / Windson Viana - Integrante / Daniel Rodrigues do Nascimento Junior - Integrante.
Membro: Edgar Marçal de Barros Filho.
2.   2013-2014. Desenvolvimento de Ontologias com Base no Sistema de Análise de Interações Contingentes para a Implementação de Avaliações Formativas em Fóruns de Discussão.
Descrição: A presente investigação tem por finalidade desenvolver e implementar um processo semiautomatizado para a avaliação formativa de estudantes de EaD por meio da análise de mensagens trocadas entre eles na ferramenta Fórum do AVA SOLAR. É semiautomático, por conjugar o suporte tecnológico ao olhar interpretativo do professor-tutor junto aos dados gerados pela análise automatizada. Para tanto, será desenvolvido um modelo computacional, com base em ontologias, que identifiquem interações contingentes com base no SAIC. O mesmo será usado como referência para auxiliar no desenvolvimento de ontologias que revelem o processamento de interações com vistas ao aprendizado. Como objetivos específicos esta investigação pretende: ?Definir as etapas do processo semiautomático para a avaliação formativa; ?Criar um conjunto de ontologias que descreva o domínio das interações contingentes; ?Desenvolver as regras necessárias para o conjunto definido de ontologias, com base nas categorias do Sistema de Análise de Interações Contingentes (SAIC); ?Implementar um módulo de software baseado nas ontologias criadas, a ser incorporado na ferramenta Fórum do SOLAR 2.0; ?Realizar testes da aplicação do processo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ticianne de Gois Ribeiro Darin - Coordenador / Windson Viana de Carvalho - Integrante / Gabriel Antoine Louis Paillard - Integrante / Raquel Santiago Freire - Integrante / Priscila Barros David - Integrante / José Aires de Castro Filho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Ticianne de Gois Ribeiro Darin.
Descrição: A presente investigação tem por finalidade desenvolver e implementar um processo semiautomatizado para a avaliação formativa de estudantes de EaD por meio da análise de mensagens trocadas entre eles na ferramenta Fórum do AVA SOLAR. É semiautomático, por conjugar o suporte tecnológico ao olhar interpretativo do professor-tutor junto aos dados gerados pela análise automatizada. Para tanto, será desenvolvido um modelo computacional, com base em ontologias, que identifiquem interações contingentes com base no Sistema de Análise de Interações Contingentes (SAIC), proposto por David (2010). O mesmo será usado como referência para auxiliar no desenvolvimento de ontologias que revelem o processamento de interações com vistas ao aprendizado, alimentando a pesquisa em CSCL... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Raquel Santiago Freire - Integrante / Priscila Barros David - Coordenador / Francisco Kelsen Oliveira - Integrante / Kélvya de Freitas Abreu - Integrante / Gabriel Antoine Louis Paillard - Integrante / Windson Viana de Carvalho - Integrante / Ernesto Trajano de Lima Neto - Integrante / Ticianne de Gois Ribeiro Darin - Integrante.
Membro: Raquel Santiago Freire.
Descrição: A presente investigação tem por finalidade desenvolver e implementar um processo semiautomatizado para a avaliação formativa de estudantes de EaD por meio da análise de mensagens trocadas entre eles na ferramenta Fórum do AVA SOLAR. É semiautomático, por conjugar o suporte tecnológico ao olhar interpretativo do professor-tutor junto aos dados gerados pela análise automatizada. Para tanto, será desenvolvido um modelo computacional, com base em ontologias, que identifiquem interações contingentes com base no Sistema de Análise de Interações Contingentes (SAIC), proposto por David (2010). O mesmo será usado como referência para auxiliar no desenvolvimento de ontologias que revelem o processamento de interações com vistas ao aprendizado, alimentando a pesquisa em CSCL.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Priscila Barros David - Coordenador / Raquel Santiago Freire - Integrante / Francisco Kelsen Oliveira - Integrante / Kélvya de Freitas Abreu - Integrante / Gabriel Antoine Louis Paillard - Integrante / Ticianne de Gois Ribeiro Darin - Integrante / Windson Viana de Carvalho - Integrante / Ernesto Trajano de Lima Neto - Integrante / Vanessa Ellen Cacau dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Priscila Barros David.
3.   2013-2015. GBraille: Estudo, Concepção e Avaliação de um Jogo Móvel para Auxiliar a Aprendizagem de Braille
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ticianne de Gois Ribeiro Darin - Integrante / Windson Viana de Carvalho - Coordenador / José Aires de Castro Filho - Integrante / Rossana Maria de Castro Andrade - Integrante / Fernando Antônio Mota Trinta - Integrante / Mauro Cavalcante Pequeno - Integrante / Agebson Rocha Façanha - Integrante / Márcia de Borba Campos - Integrante / Jaime Sánchez - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Ticianne de Gois Ribeiro Darin.
Descrição: O projeto GBraille visa a criação e a consolidação de uma colaboração tecnológica e científica na temática de Tecnologias Assistivas entre as instituições de pesquisa e ensino UFC, PUCRS, IFCE e Universidad de Chile. O projeto visa a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de um jogo móvel multimodal cujo objetivo é a melhoria da aprendizagem e o fomento da prática de Braille por pessoas com deficiência visual. Uma etapas do projeto consiste na adaptação de processos e ferramentas de teste de software para serem aplicados em software móvel e multimodal. Em caso de se mostrarem efetivos, essas abordagens de teste poderão também ser utilizadas para acelerar o desenvolvimento de outros aplicativos móveis para pessoas com deficiência visual. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Windson Viana de Carvalho - Coordenador / Ticianne Ribeiro Teixeira - Integrante / Agebson Façanha - Integrante / Mauro Pequeno - Integrante / Jaime Sánchez - Integrante / José Aires - Integrante / Rossana Maria de Castro Andrade - Integrante / Marcia de Borba Campos. - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Windson Viana de Carvalho.
Descrição: As diretrizes do projeto GBraille são: 1. A criação e a consolidação de uma colaboração tecnológica e científica na temática de Tecnologias Assistivas entre as instituições de pesquisa e ensino UFC, PUCRS, IFCE e Universidad de Chile 2. A concepção e desenvolvimento de um jogo móvel multimodal que objetiva a melhoria da aprendizagem de Braille por pessoas com deficiência visual. 3. Adaptação de processos e ferramentas de teste de software para serem aplicado em software móvel e multimodal. Em caso de se mostrarem efetivos, possam também ser utilizados para acelerar o desenvolvimento de outros aplicativos móveis para pessoas com deficiência visual. 4. Avaliação de usabilidade do jogo proposto. 5. Avaliação do impacto do uso desse jogo móvel nos processos de aprendizagem de Braille em pessoas com deficiência visual e sua disponibilização gratuita para escolas e instituições.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mauro Cavalcante Pequeno - Integrante / José Aires de Castro Filho - Integrante / Rossana Maria de Castro Andrade - Integrante / Windson Viana - Coordenador / Ticianne Ribeiro Teixeira - Integrante / Jaime Sánchez - Integrante.
Membro: Mauro Cavalcante Pequeno.
Descrição: As diretrizes do projeto GBraille são: 1. A criação e a consolidação de uma colaboração tecnológica e científica na temática de Tecnologias Assistivas entre as instituições de pesquisa e ensino UFC, PUCRS, IFCE e Universidad de Chile 2. A concepção e desenvolvimento de um jogo móvel multimodal que objetiva a melhoria da aprendizagem de Braille por pessoas com deficiência visual. 3. Adaptação de processos e ferramentas de teste de software para serem aplicado em software móvel e multimodal. Em caso de se mostrarem efetivos, possam também ser utilizados para acelerar o desenvolvimento de outros aplicativos móveis para pessoas com deficiência visual. 4. Avaliação de usabilidade do jogo proposto. 5. Avaliação do impacto do uso desse jogo móvel nos processos de aprendizagem de Braille em pessoas com deficiência visual e sua disponibilização gratuita para escolas e instituições .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Aires de Castro Filho - Integrante / Mauro Cavalcante Pequeno - Integrante / Rossana M. C. Andrade - Integrante / Windson Viana de Carvalho - Coordenador / Ticianne Ribeiro Teixeira - Integrante / Jaime Sánchez - Integrante.
Membro: José Aires de Castro Filho.
4.   2013-2014. Geração de aplicações móveis e sensíveis ao contexto utilizando Engenharia de Software baseada em Modelos
Descrição: Este projeto propõe estudar e conceber métodos e ferramentas para a modelagem de aplicações móveis e sensíveis a contexto que permitam a geração de código dos aplicativos. O código gerado deve diminuir os problemas da heterogeneidade e da complexidade do código através da integração a um middleware configurável de gerenciamento de contexto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Windson Viana de Carvalho - Coordenador / Joao Marcelo - Integrante / Paulo Artur de Sousa Duarte - Integrante / Felipe Mota Barreto - Integrante.
Membro: Windson Viana de Carvalho.
5.   2013-2016. Materiais digitais colaborativos em rede: a perspectiva dos alunos licenciandos
Descrição: O estudo investiga os processo de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento de materiais didáticos abertos, colaborativos, digitais em rede por grupos de alunos de graduação e das licenciaturas da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo se formula a partir de iniciativas em desenvolvimento na UFC, em particular as ações do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE-UFC), financiado pela CAPES. O arcabouço teórico do estudo inclui as teorias da cibercultura, o conectivismo, a aprendizagem rizomática, a pedagogia dos multiletramentos e o sociointeracionismo. O objetivo geral do estudo é documentar e analisar, a partir da visão dos alunos, o processo de desenvolvimento dos materiais didáticos colaborativos digitais em rede par a docência. O componente empírico do estudo baseia-se no referencial metodológico da pesquisa-ação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Santos Junqueira Rodrigues - Coordenador / Andréa Pinheiro - Integrante / Rodrigo Carvalho - Integrante / Jaiza Helena Moisés Fernandes - Integrante / Marden Cristian Ferreira Cruz - Integrante / Mercia Figueiredo - Integrante.
Membro: Eduardo Santos Junqueira Rodrigues.
6.   2013-Atual. Projeto TIC Kids Online Brasil-Portugal
Descrição: O projeto ora proposto tem como objetivo avaliar em termos qualitativos e em suas particularidades contextuais os acessos, usos e apropriações das mídias digitais por crianças e adolescentes no Brasil, em particular de Fortaleza, tendo em vista a consideração dos riscos e oportunidades envolvidos nesta relação. A investigação terá como referência a pesquisa EU Kids Online, realizada na Europa, e o levantamento quantitativo que já vem sendo feito no Brasil no projeto Kids Online Brasil, entre 2012 e 2014. Financiada pelo programa Safer Internet Plus, da Comissão Europeia, a pesquisa EU Kids Online é coordenada por Sonia Livingstone e Leslie Haddon, da London School of Economics, e vem sendo desenvolvida em mais de 25 países, desde 2006. Ela foi norteada por objetivos de intervenção em matéria de segurança, visando fornecer indicações e recomendações, sustentadas em evidências, para políticas públicas nesta matéria, que chegassem às indústrias, às famílias, às escolas, à sociedade e aos cidadãos interessados. O levantamento feito no projeto EU Kids Online, permitiu identificar que maioria dos estudos incidia na caracterização do acesso e dos usos, seguida da caracterização de interesses e atividades, com destaque para o online como recursos educativo, de entretenimento e de relacionamento social, num figurino transversal aos países. Foi assim possível identificar no relatório sobre este levantamento (ver STAKSRUD, LIVINGSTONE e HADDON, 2009) a escassez de atenção a tópicos relacionados com riscos e segurança na internet, ausentes em mais de um terço dos estudos. A pesquisa considerá esses estudos numa perspectiva comparada com a realidade da sociedade brasileira, apoiando-se em dados quantitativos relativos ao cenário nacional, que vem sendo produzido pelo CETIC.BR, e qualitativos sobre acessos e usos e apropriações da mídia por parte de crianças e adolescentes, que serão obtidos mediante a realização de grupos focais com com estes grupos etários em Fortaleza.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante - Integrante / Inês Sílvia Vitorino Sampaio - Coordenador / Ilana Camurça - Integrante / Thinayna Mendonça Máximo - Integrante / Luiza das Graças Lacerda de Carvalho - Integrante.
Membro: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante.
7.   2013-2014. Sistemas Ubíquos e Sensíveis ao Contexto para o auxílio à aprendizagem em aulas de campo em Geociências
Descrição: Este projeto propõe investigar o uso de sistemas ubíquos e sensíveis ao contexto no auxílio à aprendizagem em aulas de campo em Geociências. Aulas de campo tem caráter fortemente espacial e podem se beneficiar da inserção de dispositivos móveis equipados com aplicativos capazes de propor atividades e conteúdos relacionados à situação de aprendizagem dos alunos (i.e., seu contexto). O objetivo principal deste projeto é conceber e implementar um ambiente composto de uma série de aplicativos móveis multimodais (compostos por som, gestos e imagens) que permita a criação de aplicações móveis em Geociência e que possam ser facilmente configurados e estendidos pelos professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Windson Viana de Carvalho - Coordenador / Rossana Maria Andrade de Castro - Integrante / Edgar Marçal - Integrante / Marcio Maia - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Windson Viana de Carvalho.
8.   2013-Atual. Toth - Grupo de Mitologia, Simbolismo e Arquétipos
Descrição: Cada cultura que existiu na história da Humanidade teve sua Mitologia. Estas culturas derivam mitologias baseadas em sua própria cultura e local de vivência. Apesar disso, elas têm diversos pontos em comum, o que indica uma origem comum. Apesar disso, essas culturas não são estáticas. Dadas estas dificuldades, o estudo esquemático destes amplos e divergentes assuntos torna-se complexo. Na Filosofia, a alma, na Psicologia, os Arquétipos, na História, Sociologia e Letras, o estudo antropológico. Além disso, roteiros para jogos, teatro e cinema podem ser baseados em conhecidas e familiares histórias mitológicas, que nos trazem suas eternas verdades sobre o ser humano. Assim, é necessário um auxílio pedagógico para lograr o êxito na obtenção do conhecimento para estas diversas áreas. Objetiva-se, assim, estudar estes âmbitos do saber e gerar, a partir do estudo, uma ferramenta on-line e gratuita. Ela servirá para qualquer aluno ter à disposição uma base de pesquisa estruturada, organizada, sem ambiguidades e voltada para o estudo específico de cada área.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Levi Bayde Ribeiro - Coordenador.
Membro: Levi Bayde Ribeiro.
9.   2013-Atual. Um estudo sobre o domínio das Estruturas Multiplicativas no Ensino Fundamental
Descrição: O presente projeto de pesquisa, proposto para ser realizado em rede, envolvendo três estados nordestinos (Bahia, Pernambuco e Ceará), tem por objetivo investigar e intervir na prática de professores do Ensino Fundamental no que tange às Estruturas Multiplicativas, baseados no modelo de formação ação-reflexão-planejamento-ação . Para atingir esse propósito, realizaremos três estudos. O Estudo 1 voltar-se-á para uma análise minuciosa da Prova Brasil, uma macroavaliação de nacional; o Estudo 2 elaborará, com base na análise do Estudo 1, um instrumento diagnóstico nos alunos das escolas parceiras no projeto. Por fim, o Estudo 3 investigará uma formação continuada com os professores, tendo por ponto de partida os resultados que seus alunos obtiveram no Estudo 2. O projeto envolverá quatro escolas parceiras por estado, sendo duas atuando nos anos iniciais e duas nos anos finais do Ensino Fundamental. As Estruturas Multiplicativas têm sido estudadas por Vergnaud (1983, 1988, 1994,2009) dentro da sua Teoria dos Campos Conceituais. Elas fazem parte de um campo que envolve diversos conceitos, tais como os de razão, 4ª proporcional, Combinação, relação um para muitos, divisão como partição, divisão como cota, entre outros. E esses conceitos podem ser trabalhados dentro de situações de proporcionalidade simples, múltiplas, comparação multiplicativa, produto de medida e pode, ainda, haver misturas entre essas situações. Focados na pesquisa colaborativa, na formação continuada e na metodologia ação-reflexão-planejamento-ação do professor, buscaremos promover o desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitem a apropriação e expansão deste Campo Conceitual por seus alunos. Assim, o projeto oferece como produto mais abrangente (para além das Estruturas Multiplicativas) colaborar no desenvolvimento profissional dos professores, facilitando a reflexão de suas ações, seguido pelo planejamento reflexivo de suas novas ações. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Raquel Santiago Freire - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Juscileide de Castro - Integrante / Antônio Luiz de Olveira Barreto - Integrante / Marcilia Chagas Barreto - Integrante / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Integrante / Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Síntria Labres Lautert - Integrante / Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - Integrante / Claudia Roberta Araújo Gomes - Integrante / Alina Galvão Spinillo - Integrante.
Membro: Raquel Santiago Freire.
Descrição: O presente projeto de pesquisa, proposto para ser realizado em rede, envolvendo três estados nordestinos (Bahia, Pernambuco e Ceará), tem por objetivo investigar e intervir na prática de professores do Ensino Fundamental no que tange às Estruturas Multiplicativas, baseados no modelo de formação ação-reflexão-planejamento-ação . Para atingir esse propósito, realizaremos três estudos. O Estudo 1 voltar-se-á para uma análise minuciosa da Prova Brasil, uma macroavaliação de nacional; o Estudo 2 elaborará, com base na análise do Estudo 1, um instrumento diagnóstico nos alunos das escolas parceiras no projeto. Por fim, o Estudo 3 investigará uma formação continuada com os professores, tendo por ponto de partida os resultados que seus alunos obtiveram no Estudo 2. O projeto envolverá quatro escolas parceiras por estado, sendo duas atuando nos anos iniciais e duas nos anos finais do Ensino Fundamental. As Estruturas Multiplicativas têm sido estudadas por Vergnaud (1983, 1988, 1994,2009) dentro da sua Teoria dos Campos Conceituais. Elas fazem parte de um campo que envolve diversos conceitos, tais como os de razão, 4ª proporcional, Combinação, relação um para muitos, divisão como partição, divisão como cota, entre outros. E esses conceitos podem ser trabalhados dentro de situações de proporcionalidade simples, múltiplas, comparação multiplicativa, produto de medida e pode, ainda, haver misturas entre essas situações. Focados na pesquisa colaborativa, na formação continuada e na metodologia ação-reflexão-planejamento-ação do professor, buscaremos promover o desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitem a apropriação e expansão deste Campo Conceitual por seus alunos. Assim, o projeto oferece como produto mais abrangente (para além das Estruturas Multiplicativas) colaborar no desenvolvimento profissional dos professores, facilitando a reflexão de suas ações, seguido pelo planejamento reflexivo de suas novas ações... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: José Aires de Castro Filho - Integrante / Alina Galvão Spinillo - Integrante / Marcília Chagas Barrêto - Integrante / Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Antônio Luiz de Oliveira Barreto - Integrante / Síntria Labres Lautert - Integrante / Raquel Santiago Freire - Integrante / Juscileide Castro - Integrante / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Coordenador / Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - Integrante / Claudia Roberta Araújo Gomes - Integrante / Ernani Martins dos Santos - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: José Aires de Castro Filho.
10.   2013-Atual. Utilizando Engenharia de Software Orientada a Modelos na Produção de Recursos Educacionais Digitais Customizáveis
Descrição: Diante das limitações adjacentes da linguagem natural, a proponente deste projeto criou durante seu doutorado um processo de produção e uma estratégia de customização denominados respectivamente CLAssRoOM (Customizable LeARning Objects Model-driven) e Customização Guiada, para com o suporte da engenharia de software orientada a modelos desenvolver objetos de aprendizagem customizáveis (OAC). Este projeto tem a intenção de dar continuidade à pesquisa da proponente iniciada no doutorado, expandindo a aplicabilidade desse novo tipo de recurso e avaliando sua efetividade no contexto de ensino-aprendizagem. Esse projeto se propõe realizar uma generalização do processo de desenvolvimento CLAssRoOM, que venha permitir a produção de OAC de diferentes tipos, além de ampliar as possibilidades de customização a serem realizada pelos professores. Adicionalmente, esses novos tipos de OAC serão passíveis de execução em outras plataformas, tais como Tablets e Smartphones, possibilitando novos contextos de aplicação dessa tecnologia. Para se atingir os objetivos traçados para esse projeto, será adotada uma metodologia de trabalho baseada em 4 etapas. Na primeira etapa, o foco é realizar um estudo pormenorizado de situações reais da utilização do CLAssRoOM no desenvolvimento de OAC. Na segunda etapa, será realizada a construção teórica baseada nas necessidades advindas tanto da utilização do CLAssRoOM no desenvolvimento de OAC do tipo animação/simulação quanto a aplicação desse processo em outros tipos de recursos. Na terceira etapa será realizada a geração da solução. Nela, serão implementados os novos artefatos a serem incorporados ao CLAssRoOM de modo a permitir a produção de OAC de diversos tipos. Por fim, na quarta e última etapa será realizado a avaliação da solução. Nesta etapa diversos estudos de caso serão realizados a partir da aplicação das técnicas produzidas neste projeto. Esses estudos de caso serão realizados em salas de aula. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria de Fátima Costa de Souza - Coordenador / José Aires de Castro Filho - Integrante / Alisandra Cavalcante Fernandes - Integrante / Juscileide Braga de Castro - Integrante / Reno Beserra Almeida - Integrante.
Membro: Maria de Fátima Costa de Souza.

2012

1.   2012-2014. Colaboração em rede e aprendizagem escolar
Descrição: O objetivo principal do presente projeto é investigar práticas e metodologias colaborativas de ensino e aprendizagem em rede apoiada em um ambiente colaborativo Web especialmente desenvolvido para esse propósito. O primeiro objetivo específico do projeto é investigar práticas de ensino e aprendizagem em rede incorporadas no cotidiano escolar, a partir da implantação do PROUCA. O segundo objetivo específico do projeto é desenvolver um ambiente Web, baseado no conceito de software livre, que permita o compartilhamento de recursos e ferramentas de trabalho colaborativo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raquel Santiago Freire - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Mauro Cavalcante Pequeno - Integrante / Priscila Barros David - Integrante / Fernando Lincoln Carneiro Leão de Mattos - Integrante / Eduardo Santos Junqueira Rodrigues - Integrante / Cátia Luzia Silva Harriman - Integrante.
Membro: Raquel Santiago Freire.
Descrição: O objetivo principal do presente projeto é investigar práticas e metodologias colaborativas de ensino e aprendizagem em rede apoiada em um ambiente colaborativo Web especialmente desenvolvido para esse propósito. O primeiro objetivo específico do projeto é investigar práticas de ensino e aprendizagem em rede incorporadas no cotidiano escolar, a partir da implantação do PROUCA. O segundo objetivo específico do projeto é desenvolver um ambiente Web, baseado no conceito de software livre, que permita o compartilhamento de recursos e ferramentas de trabalho colaborativo... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Mauro Cavalcante Pequeno - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Raquel Santiago Freire - Integrante / Eduardo Santos Junqueira Rodrigues - Integrante / Priscila Barros David - Integrante / Cátia Luzia Silva Harriman - Integrante / Fernando Lincoln Carneiro Leão de Mattos - Integrante.
Membro: Mauro Cavalcante Pequeno.
Descrição: O objetivo principal do presente projeto é investigar práticas e metodologias colaborativas de ensino e aprendizagem em rede apoiada em um ambiente colaborativo Web especialmente desenvolvido para esse propósito. O primeiro objetivo específico do projeto é investigar práticas de ensino e aprendizagem em rede incorporadas no cotidiano escolar, a partir da implantação do PROUCA. O segundo objetivo específico do projeto é desenvolver um ambiente Web, baseado no conceito de software livre, que permita o compartilhamento de recursos e ferramentas de trabalho colaborativo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: José Aires de Castro Filho - Coordenador / Raquel Santiago Freire - Integrante / Mauro Cavalcante Pequeno - Integrante / Fernando Lincoln Carneiro Leão de Mattos - Integrante / Priscila Barros David - Integrante / Eduardo Santos Junqueira Rodrigues - Integrante / Cátia Luzia Silva Harriman - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4
Membro: José Aires de Castro Filho.
2.   2012-2014. Crianças e Adolescentes na Internet: riscos e potencialidades
Descrição: Esta pesquisa se radica na compreensão do direito da criança e do adolescente a uma mídia de qualidade e na avaliação de que o uso da internet por este grupo etário necessita ser investigado para assegurar um acesso seguro. A proposta desta pesquisa é avaliar a percepção sobre os riscos e potencialidades da internet, tendo por foco os estudos já desenvolvidos pelo projeto EUKids online que, desde 2006, vem desenvolvendo pesquisas em 25 países com o foco neste tema. Seus objetivos gerais são: Identificar perspectivas teóricas e metodológicas que vêm sendo utilizadas no âmbito do projeto para qualificar a noção de risco e, considerando a peculiaridade do contexto brasileiro, mapear as estratégias metodológicas que possam se adequar à investigação dessa questão na nossa realidade, redefinindo as de acordo com este fim. O corpus da pesquisa será constituído basicamente pela bibliografia central de referência do referido Projeto e dos relatórios anuais apresentados nos últimos 05 anos. Trata-se de pesquisa que se situa no âmbito da perspectiva construtivista e recorre à metodologia hermenêutica-dialética como possibilidade adequada para compreender as ações dos indivíduos e instituições no mundo e as maneiras pelas quais conferem sentido aos fenômenos sociais. A análise qualitativa dos documentos deverá ser conduzida com base nas proposições metodológicas da análise do discurso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante - Integrante / Inês Sílvia Vitorino Sampaio - Coordenador / Ilana Camurça - Integrante.
Membro: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante.
3.   2012-Atual. Elaboração de Narrativas para desenvolvimento de jogos utilizando registros de role playing games de mesa
Descrição: A partir de narrativas colaborativas espontâneas procurar estabelecer uma escrita dos eventos e a posterior transformação deste em roteiros aplicados a jogos multimodais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Robson Carlos Loureiro - Coordenador / Glaudiney Mendonça - Integrante. Financiador(es): Instituto UFC Virtual - Cooperação.
Membro: Robson Carlos Loureiro.
4.   2012-Atual. GRUPO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EPISTÊMICOS EM ADMINISTRAÇÃO
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Antonio Jose Melo Leite Junior - Integrante / Luiz Carlos Murakami - Coordenador.
Membro: Antonio Jose Melo Leite Junior.
5.   2012-Atual. Jovens cearenses e consumo midiático em tempos de convergência
Descrição: sta pesquisa integra a pesquisa nacional "Jovens e consumo midiático em tempos de convergência" que se propõe a desenvolver um estudo comparativo nacional com o foco no consumo midiático por jovens em diferentes plataformas atentando para a questão da convergência da mídia. Neste recorte regional da pesquisa os jovens cearenses e suas práticas de consumo midiático são investigados, com base na metodologia nacionalmente definida, de modo a assegurar a comparabilidade dos dados. Além da pesquisa atinente à construção de um diagnóstico do contexto cearesnse em suas múltiplas dimensões ( sociais, econômicas, históricas etc.), foram aplicados questionários online com jovens cearenses e acompanhamento de postagens de jovens internautas. Esses dados serão analisados com base no enquadramento teórico da pesquisa no que concerne ao entendimento dos conceitos de juventude, consumo cultural e convergência midiática, articulando as dimensões quantitativa e qualitativa da pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante - Integrante / Inês Sílvia Vitorino Sampaio - Coordenador / Jéssica Carneiro - Integrante / João Victor Sales - Integrante / Maria Clara Monteiro - Integrante / Thiago Menezes - Integrante.
Membro: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante.
6.   2012-2015. Mapeamento e análise da navegação e interação dos alunos, pela técnica de rastreamento ocular, a partir do fórum virtual de discussão, em disciplinas de Matemática e Letras na modalidade EaD - CNPq
Descrição: O presente projeto refere-se à fase II do estudo, que incorpora o referencial teórico e a problemática da fase I concluída em 2012, e busca aprofundar a problemática, o objetivo e a qualidade da documentação dos dados e da análise através do uso da técnica do rastreamento ocular (eye tracking) no mapeamento das ações de navegação, leitura, interação e escrita hipermodal dos alunos a partir do fórum virtual de discussão para melhor compreender as ações dos alunos. Isso resultará em um significativo ganho na qualidade e acurácia dos dados da pesquisa, permitindo uma maior complexidade das análises, como será detalhado ao longo deste documento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Santos Junqueira Rodrigues - Coordenador / Andréa Pinheiro - Integrante / Antônio Melo Jr. - Integrante / Luciana de Lima - Integrante / Romulo Monteiro - Integrante / Ticianne Darin - Integrante / Zilmara Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Eduardo Santos Junqueira Rodrigues.
7.   2012-2015. Processos Criativos Audiovisuais
Descrição: Em nossas pesquisas, partimos do pressuposto de que o artista, ao construir uma obra, deixa vestígios inerentes à sua criação. São marcas de seu processo criativo que vão permitir que se compreenda de maneira remissiva ou paralela ao desenvolvimento da obra os percursos trilhados. No caso do audiovisual, tratamentos do roteiro, ordens do dia, planos de filmagem, copiões do filme, mapas de edição, cortes do filme, dentre outros podem ser apontados como essas marcas da criação. Esses vestígios da ação criadora são chamados de documentos de processo. É através desses documentos que direcionamos nossos estudos, procurando refazer os caminhos percorridos pelo artista para compreender na gênese o processo de construção de sua obra e as articulações possíveis para uma criação mais coletivizada, como é a marca do audiovisual. As discussões no grupo se pautam para uma visão mais holística da criação, em que a percepção dos processos de criação dentro do campo comunicacional possa vir articulada com ideias interdisciplinares, que permitam uma ampliação da compreensão dos fenômenos estudados. Por ser uma área com pouca bibliografia em língua portuguesa, o grupo tem tomado ainda para si o desafio de desbravar essa seara relativamente nova, criando conexões que atravessam referenciais na filosofia, sociologia, comunicação, história, dentre outras, de modo a compor um mosaico o mais completo possível e que nos permita uma aproximação pertinente aos processos acompanhados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Georgia da Cruz Pereira - Integrante / Marcos Antonio Neves dos Santos - Integrante / Paulo Carneiro da Cunha Filho - Coordenador.
Membro: Georgia da Cruz Pereira.
8.   2012-Atual. Projeto Laparoscopia Virtual
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Jose Melo Leite Junior - Coordenador / Windson Viana - Integrante / Alysson Diniz dos Santos - Integrante / Glaudiney Mendonça Junior - Integrante / Antonio Aldo Melo Filho - Integrante.
Membro: Antonio Jose Melo Leite Junior.
9.   2012-Atual. Projeto LIFE - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que envolve o aprimoramento de técnicas de docência e de metodologias didáticas envolvendo a inclusão do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) direcionado à formação de licenciandos e docentes da Universidade Federal do Ceará por meio de um trabalho interdisciplinar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Robson Carlos Loureiro - Integrante / Luciana de Lima - Integrante / Bernadete Porto - Coordenador / Eduardo dos Santos Junqueira - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro.
Membro: Robson Carlos Loureiro.
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que envolve o aprimoramento de técnicas de docência e de metodologias didáticas envolvendo a inclusão do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) direcionado à formação de licenciandos e docentes da Universidade Federal do Ceará por meio de um trabalho interdisciplinar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciana de Lima - Integrante / Eduardo S. Junqueira - Integrante / Robson Loureiro - Integrante / Bernadete Porto - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Luciana de Lima.
10.   2012-2014. Projeto SILVi Sistema Integrado de Laboratórios Virtuais de Física para UAB
Descrição: Realizar pesquisa na área de Realidade Virtual e Educação a Distância com a finalidade de desenvolver um sistema integrado de laboratórios virtuais de Física com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Solar) visando reduzir os problemas e dificuldades que os professores e alunos do curso de Licenciatura de Física da UAB/UFC atualmente enfrentam durante a realização de práticas de laboratório. É importante ressaltar que esta proposta não tem o objetivo de substituir as práticas realizadas nos laboratórios reais, mas sim contribuir e complementar para que essas práticas tenham uma melhora significativa, contribuindo assim para a formação dos alunos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: George Allan Menezes Gomes - Integrante / Antônio José Melo Leite Júnior - Integrante / Creto Augusto Vidal - Coordenador / Joaquim Bento Cavalcante-Neto - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: George Allan Menezes Gomes.

2011

1.   2011-Atual. Célula de Design e Multimídia
Descrição: A Célula de Design e Multimídia é um espaço para reunir os alunos do Curso de Bacharelado de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará no estudo de conceitos, técnicas e procedimentos relacionados ao estudo e desenvolvimento de produtos multimídia, utilizando métodos e técnicas de Interação Humano-Computador e princípios do Design de Interfaces Gráficas. Esta é uma temática intrinsecamente relacionada ao campo de estudo do curso. Os alunos terão a oportunidade de realizar atividades práticas em laboratórios estudando inclusive programas específicos voltados a execução de projetos de multimídia e design, além de desenvolver estudos para compor portfólio da célula, ajudar a elaborar materiais didáticos, realizar projetos para festivais ou concursos entre diversas outras possibilidades. Dessa forma, incentivamos o aluno a desejar aprimorar o seu conhecimento nos assuntos estudados no curso, uma vez que o próprio pode observar de forma palpável a aplicabilidade dos conceitos estudados. O conceito da célula visa também incentivar pesquisas na área de multimídia realizando projetos experimentais e, por consequência, o estudo e busca de diferentes técnicas e procedimentos metodológicos visando futura documentação e a promoção de artigos científicos e desenvolver perfil pesquisador nos alunos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Ticianne de Gois Ribeiro Darin - Integrante / Carlos Eduardo Brito Novais - Coordenador. Financiador(es): Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará - Bolsa. Número de produções C, T A: 6
Membro: Ticianne de Gois Ribeiro Darin.
Descrição: A Célula de Design e Multimídia é um espaço para reunir os alunos do Curso de Bacharelado de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará no estudo de conceitos, técnicas e procedimentos relacionados ao estudo e desenvolvimento de produtos multimídia, utilizando métodos e técnicas de Interação Humano-Computador e princípios do Design de Interfaces Gráficas. Esta é uma temática intrinsecamente relacionada ao campo de estudo do curso. Os alunos terão a oportunidade de realizar atividades práticas em laboratórios estudando inclusive programas específicos voltados a execução de projetos de multimídia e design, além de desenvolver estudos para compor portfólio da célula, ajudar a elaborar materiais didáticos, realizar projetos para festivais ou concursos entre diversas outras possibilidades. Dessa forma, incentivamos o aluno a desejar aprimorar o seu conhecimento nos assuntos estudados no curso, uma vez que o próprio pode observar de forma palpável a aplicabilidade dos conceitos estudados. O conceito da célula visa também incentivar pesquisas na área de multimídia realizando projetos experimentais e, por consequência, o estudo e busca de diferentes técnicas e procedimentos metodológicos visando futura documentação e a promoção de artigos científicos e desenvolver perfil pesquisador nos alunos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Carlos Eduardo Brito Novais - Coordenador / Ticianne de Gois Ribeiro Darin - Integrante. Financiador(es): Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará - Bolsa.
Membro: Carlos Eduardo Brito Novais.
2.   2011-Atual. Gerenciamento e Escalonamento de Aplicações Paralelas em Grades Computacionais Utilizando Meta-heurísticas
Descrição: Este projeto tem como objetivo apresentar uma proposta de aplicação de grade computacional com o intuito de estudar e propor meta-heurísticas no escalonamento de recursos bem como avaliar o desempenho computacional dessa arquitetura, em relação ao tempo de processamento. Esta proposta surge como solução para auxiliar na aplicação de meta-heurísticas na otimização do escalonamento de recursos em ambientes distribuídos geograficamente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco Herbert Lima Vasconcelos - Coordenador / Francisca Aparecida Prado Pinto - Integrante / Carla Katarina de Monteiro Marques - Integrante / Henrique Jorge Amorim Holanda - Integrante / Rommel Wladimir Silva - Integrante / Isabel Cristina Régio de Oliveira - Integrante / Isaias Batista da Silva - Integrante / Kayo Luan Nogueira - Integrante / Karla Haryanna - Integrante / João Phelipe - Integrante.
Membro: Francisco Herbert Lima Vasconcelos.
3.   2011-Atual. MAPEAMENTO DAS INFLUÊNCIAS SÓCIOPOLÍTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DOS ANOS DE 1995 ATÉ 2010.
Descrição: As narrativas sobre os avanços da tecnologia se constituem um ?lugar comum? em escritos e diálogos que são vinculados a propostas de uso das tecnologias da informação e comunicação em diversos meios, inclusive da educação. Contudo, são raras as pesquisas com foco centrado sobre questões ideológicas, políticas, sócio-comportamentais, proposições e manutenções destes ?continentes digitais?. ... Sem dúvida estamos desenvolvendo novas regras de relacionamento e de integração que em sua origem foi criada dentro de modelos muito controlados (acadêmicos e militares) e que, posteriormente foi sacada destes meios para servir a outros grupos com interesses diferenciados dos primeiros que, não obstante, servem a uma determinada tendência de controle e de exercício de poder. Estudar estas raízes é buscar a compreensão destes discursos que hoje são realizados nos espaços em que nos inserimos, na universidade e fora dela. ... Tal pesquisa pode representar um avanço na compreensão dos produtos e das práticas possíveis e desejadas nos espaços virtuais, nos mundos pós-orgânicos, possibilitará compreender se a construção de autonomia iniciada na organicidade passa por alguma transformação e pode nos levar a compreender a origem do que é posto no espaço virtual para possibilitar nossa movimentação neste mundo digital.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Robson Carlos Loureiro - Coordenador.
Membro: Robson Carlos Loureiro.
4.   2011-Atual. Uma Plataforma para o Gerenciamento de Serviços em Ambientes de Computação em Nuvem
Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver uma plataforma para gerenciar serviços que atendam aos requisitos de ambientes de Computação em Nuvem. Inicialmente, este ensaio realiza um estudo a fim de explorar as plataformas que gerenciam serviços específicos tais como software, dados e infra-estrutura. Diante disso, são elencados os requisitos desejáveis que devessem ser desenvolvidos na plataforma proposta. Além disso, este projeto realiza um estudo das técnicas existentes e utilizadas para realizar as características de serviços de nuvem, para um entendimento teórico e técnico da viabilidade e aplicabilidade destas técnicas. Diante dos resultados do estudo, são elencadas as tecnologias ou frameworks a serem utilizados para auxiliar no processo de desenvolvimento do objetivo geral deste trabalho. Com isso, será desenvolvida, conforme os requisitos elencados, a plataforma de gerenciamento de serviços em nuvem. Por fim, será avaliada a eficiência da plataforma com uma aplicação real em um ambiente real. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonardo Oliveira Moreira - Coordenador / Emanuel Ferreira Coutinho - Integrante / José Gilvan Rodrigues Maia - Integrante / Gabriel Antoine Louis Paillard - Integrante.
Membro: Leonardo Oliveira Moreira.

2010

1.   2010-Atual. GRUPO DE DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Jose Melo Leite Junior - Integrante / José Nunes da Silva Júnior - Coordenador / Francisco Geraldo Barbosa - Integrante.
Membro: Antonio Jose Melo Leite Junior.
2.   2010-2014. MULTILETRAMENTOS MEDIADOS PELO COMPUTADOR EM SALA DE AULA: A PERSPECTIVA DAS CULTURAS JUVENIS EM FLUXO
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante - Coordenador.
Membro: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante.
3.   2010-Atual. Radio Resource Management for Service Quality Provision and Device-to-Device Communication
Descrição: To attend the growing demand for data services, wireless systems are required to evolve continuously. In its International Mobile Telecommunications-Advanced initiative, the International Telecommunication Union established a set of requirements to be met by future wireless systems, such as 3rd Generation Partnership Project s Long Term Evolution-Advanced. In order to fulfill the established requirements, Multiple-Input-Multiple-Output (MIMO) techniques are a key technology. Indeed, MIMO techniques can boost system capacity, but they put new challenges to Radio Resource Management (RRM) due to the use of the spatial dimension. Thus, RRM techniques need to be further developed, especially for Quality-of-Service (QoS) provision where important questions on how to best share resources among spatially multiplexed users still arise. Besides that, standardization bodies, industry, and academia are continuously researching new wireless technologies, among which Device-to-Device (D2D) communication within cellular systems appears as a relatively new area that might offer potentially high benefits for future wireless networks in terms of performance and market opportunities. In this project we aim at investigating RRM techniques for service QoS provision in multi-antenna systems and for D2D communication.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Brauner dos santos - Coordenador. Financiador(es): Ericsson Research Labs - Remuneração.
Membro: Ricardo Brauner dos santos.
4.   2010-Atual. TEJO - Tecnologia em Jogos Digitais
Descrição: Desenvolvimento de novas tecnologias e experiências em Jogos Digitais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Carlos Eduardo Brito Novais - Coordenador / Mauro Cavalcante Pequeno - Integrante / José Gilvan Rodrigues Maia - Integrante / Alysson Diniz dos Santos - Integrante / Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante - Integrante / Emanuel Ferreira Coutinho - Integrante / George Allan Menezes Gomes - Integrante / Glaudiney Moreira Mendonça Junior - Integrante / José Rogério Santana - Integrante / Leonardo Oliveira Moreira - Integrante / Luciana de Lima - Integrante / Natal Anacleto Chicca Junior - Integrante / Neil Armstrong Rezende - Integrante / Robson Carlos Loureiro - Integrante / Ticianne de Gois Ribeiro Darin - Integrante.
Membro: Carlos Eduardo Brito Novais.

2009

1.   2009-Atual. PROJETO TIRO VIRTUAL
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Jose Melo Leite Junior - Integrante / Joaqim Bento Cavalcante Neto - Coordenador / George Allan Menezes Gomes - Integrante / Creto Augusto Vidal - Integrante.
Membro: Antonio Jose Melo Leite Junior.

2008

1.   2008-Atual. Jabil - Forecast
Descrição: Projeto que visa o desenvolvimento de um sistema de planejamento orçamentário para plantas industriais de montagem de equipamentos eletrônicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Henrique Sergio Lima Pequeno - Coordenador.
Membro: Henrique Sergio Lima Pequeno.

2006

1.   2006-Atual. A Tecnologia a Serviço da Educação de Qualidade
Descrição: Desenvolver de Objetos de Aprendizagem na área de Matemática, a serem aplicados em escolas da rede pública estadual e municipal, visando a melhoria da qualidade do ensino de Matemática, contribuindo para o domínio efetivo da linguagem matemática necessária para a vida moderna, para o desenvolvimento do raciocínio lógico e para o aprendizado das ciências, possibilitando aos alunos das escolas públicas adquirir competências profissionais de forma mais natural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Mauro Cavalcante Pequeno - Coordenador / José Aires de Castro Filho - Integrante / Leide Maria de Queiroz - Integrante. Financiador(es): Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Bnb - Auxílio financeiro.
Membro: Mauro Cavalcante Pequeno.

2004

1.   2004-Atual. Fábrica Virtual - RIVED
Descrição: Na América Latina, no ano de 2000, foi implantado a Red Internacional Virtual de Educación (RIVED), um projeto de cooperação que visa aprimorar o ensino de Ciências e Matemática utilizando-se das potencialidades das tecnologias de informação e comunicação (Nascimento e Morgado, 2003). O projeto desenvolve módulos educativos para serem integrados no currículo do ensino médio, de modo a ampliar as ferramentas de ensino-aprendizagem disponíveis para professores e alunos. Em geral, os módulos abrangem conteúdos que podem se beneficiar das potencialidades tecnológicas disponíveis, como por exemplo, noções de transformações isométricas, semelhança e diferença (Felipe e Faria, 2003). A maturidade das equipes da UFC adquirida nos projetos descritos no documento "Projetos desenvolvidos pela instituição" foi um fator motivador para submetermos uma proposta para produção de módulos educacionais digitais, uma vez que já temos experiência no desenvolvimento de produtos, cuja filosofia se assemelha aos princípios defendidos pela RIVED... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Mauro Cavalcante Pequeno - Coordenador / Maria de Fátima Costa de Souza - Integrante / José Aires de Castro Filho - Integrante / Lucas lopes do Amaral - Integrante / Lorena Silva Camelo - Integrante / Rafael Siqueira Telles - Integrante / Edna Bandeira de Oliveira - Integrante / Manuel Mavenier de Oliveira - Integrante / Thiago de Albuquerque Gomes - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Mauro Cavalcante Pequeno.


(*) Relatório criado com produções desde 2014 até 2017
Data de processamento: 22/01/2017 13:14:11