Título: Cyberspace CodeX: Um Jogo Sobre Tecnologia da Informação e Lógica de Programação
Workshop: G2 : Games na Graduação
Autores:
Arison Heltami Rodrigues Uchôa
Thyago Bezerra Lima
Yarick Ivens da Silva Santos
Emílio Thalles Rocha
André Lucas da Silva Rodrigues
Luan Souza Frota
Glaudiney Moreira Mendonça Junior
Resumo:
O objetivo desse artigo e analisar as metáforas criadas e desenvolvidas no jogo Cyberspace CodeX pensadas para, alem de uma experiência lúdica significativa, embasar conteúdos relevantes ao ensino básico de programação, fomentando princípios seminais como os conceitos de variaveis, operações lógicas, operações condicionais e estruturas de repetição. A completude do projeto, eficiência e eficacia na elaboração das metáforas foi repassada ao longo de iterações, tanto no aspecto de design, para a criação de um produto final satisfatorio, quanto com orientadores que estabeleceram as métricas relacionadas ao embasamento na área de Tecnologia da Informação e Cibercultura, as quais foram trabalhadas para unir, do melhor modo, o aspecto lúdico com o incentivo cognitivo e educacional. Essas mecanicas, suas concepções e a maneira pelas quais elas atendem aos requisitos propostos tornaram-se o objeto de estudo deste artigo.
Workshop G2 : Games na Graduação
No SBGames 2016 acontecerá pela primeira vez o Workshop G2. Este é voltado para estudantes que estão cursando a graduação (ou que tenham concluído o curso em 2015) em qualquer área (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológico) e que tenham desenvolvido trabalhos relacionados a jogos digitais, tais como Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados, Iniciação Científica ou Trabalhos de Disciplinas que apresentem resultados concretos. Isso busca promover um contato e aproximação dos estudantes com especialistas de renome na área. Os trabalhos podem ser individuais ou em grupo e requerem um professor como responsável e coautor. Os artigos selecionados serão publicados e apresentados em sessão de Pôsteres específica no SBGames 2016.