Artigo aceito no Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES)

Título:
Oportunidades de Pesquisa em um Ecossistema de Software de E-learning: ECOS SOLAR

Os autores são o professor Emanuel Coutinho (IUVI), o aluno Ítalo de Oliveira (SMD) e a professora Carla Bezerra (UFC/Quixadá).

Resumo:
Um Ecossistema de Software (ECOS) refere-se a um conjunto de produtos de software com determinado grau de relacionamento simbiótico, podendo consistir de atores interagindo com um mercado, apoiados por uma plataforma tecnológica. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) visam a criação de ambientes na Internet que possibilitem a construção de conhecimento e autonomia de seus interagentes. O AVA SOLAR é um espaço virtual para cursos presenciais ou semi-presenciais. O objetivo deste trabalho é apresentar algumas oportunidades de pesquisa no desenvolvimento e qualidade de software do ECOS de e-learning SOLAR.

Descrição do workshop:

O Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES) foca na interação entre algumas questões críticas que exercem influência sobre a engenharia e qualidade de software. Fatores humanos e aspectos sociais em qualidade de software têm sido discutidos por pesquisadores e profissionais da indústria, dado que métodos, técnicas e ferramentas afetam (e são afetados) pelos stakeholders e suas interações, impactando as atividades de engenharia de software. Da mesma forma, o software é uma fonte de valor para os negócios de diversas organizações, sejam elas fornecedoras ou adquirentes, representando um elemento crucial para o seu sucesso econômico.
Link: http://reuse.cos.ufrj.br/washes2016