Encontros Universitários – UFC Quixadá

Os ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS já estão se consolidando como espaço de Iniciação à pesquisa científica. Em 2016, está na sua VI edição.
Esses encontros são um momento de vivência da comunidade acadêmica da UFC CAMPUS QUIXADÁ, que conta também com estudantes,
pesquisadores, professores e alunos das escolas de nível médio e superior do Sertão Central Cearense, a cada ano nos surpreende pela
adesão e interesse que todos demonstram ter com o Evento. Este momento é especial para nossos alunos, pois ele mantêm contato com a
pesquisa científica, através de seu professor-orientador, criando texto inédito, obtendo a revisão do professor, interagindo com seus
colegas e socializando o conhecimento científico.

24 e 25 de novembro de 2016 – Quixadá – Ceará – Brasil

http://www.quixada.ufc.br/evento/encontros-universitarios/

Chamada para 2a. Edição da RSMD – Encontros Universitários 2016

Olá a todos!

Devido ao adiamento dos EU2016, o prazo para a 2a. edição da RSMD também foi adiado!

Novo prazo: 27/11/2016

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O foco desta edição será nos Encontros Universitários 2016 da UFC.

Seu objetivo é possibilitar que os bolsistas dos mais variados tipos de programas da UFC, cujos trabalhos geralmente são apresentados como poster, tenham a oportunidade de escrever um pouco mais sobre suas atividades e pesquisas. Para isso, esta edição conterá resumos expandidos, que deverão ter uma evolução ou descrição mais detalhada dos trabalhos dos bolsistas apresentados durante os Encontros Universitários 2016 da UFC.

Outra motivação desta edição é a participação e divulgação de todas as áreas relacionadas ao curso de graduação Sistemas e Mídias Digitais (SMD): Animação, Audiovisual, Desenvolvimento de Jogos, Desenvolvimento de Sistemas, Design Digital, Educação e Tecnologia, Ilustração e Modelagem 3D.

Geralmente no final do ano, as bolsas se encerram, pois a maioria dos programas finalizam neste período. Assim, o aluno terá a oportunidade de praticar mais a escrita científica, divulgar seu trabalho e documentar sua pesquisa, que a princípio estaria no final da vigência do projeto associado.

Adicionalmente, a escrita de artigo científico, mesmo resumo expandido, conta como atividade complementar:
Grupo V: Produção Técnica e/ou Científica
Atividade – Publicação de trabalhos científicos – resumo (exceto E.U. da UFC)
Limite de aproveitamento – Até 20h por trabalho, limitado a 60h
Documentos Comprobatórios – Certificado emitido pela organização do evento

Todas as regras da RSMD deverão ser seguidas (normas de publicação). A exceção é apenas para a quantidade de páginas, que excepcionalmente para esta edição, deverá ser de 2 (duas) a 4 (quatro) páginas, seguindo o modelo do SBC, consistindo assim o resumo expandido.

O prazo de submissão será até 20/11/2016.
Novo prazo: 27/11/2016

A previsão de publicação é dezembro de 2016.

Alunos da UFC de cursos à distância ganham três primeiros lugares do prêmio de iniciação científica da Unifor

Gabriela Teles é aluna de licenciatura em Pedagogia do Instituto Universidade Virtual (UFC-Virtual), no Polo de Caucaia-Araturi, e participou dos Encontros Científicos 2016 – XVI Encontro de Iniciação à Docência da Universidade de Fortaleza (Unifor), que aconteceu no período de 17 a 21 de outubro. Com o trabalho “Planejamento de aula e tecnologias digitais da informação e comunicação: a formação docente em tecnodocência”, orientado pela Profa. Luciana de Lima, do UFC Virtual, Gabriela foi agraciada com o primeiro lugar do Prêmio Destaque Iniciação Científica 2016.

Além de Gabriela, outras duas bolsistas do grupo foram classificadas em segundo e terceiro lugares no mesmo prêmio. Jane Eyre Caldas, do Curso de Letras-Espanhol presencial, ficou em segundo lugar com o trabalho “O fórum on-line ‘Papel e identidade de Gênero’ como instrumento docente”. Já Thayana Brunna Sena, que cursa licenciatura em Geografia, ocupou o terceiro lugar com a pesquisa “Mediação pedagógica na EaD: interação entre docente e discentes em fórum de Educação Ambiental”. Ambas são alunas da UFC orientadas pela Profa. Luciana de Lima.

A aluna Gabriela Teles atua como bolsista no Grupo de Pesquisa Tecnodocência (GPT), além de ser bolsista voluntária PIBIC no projeto que tem coordenação dos professores Luciana de Lima e Robson Loureiro, ambos do UFC Virtual. Os estudos do grupo estão situados na problemática da integração entre tecnologias digitais e docência nos contextos teórico e prático da formação inicial e continuada de professores das educações básica e superior.

Fonte: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2016/9012-alunos-da-ufc-ganham-tres-primeiros-lugares-do-premio-de-iniciacao-cientifica-da-unifor
Fonte: Universidade Aberta do Brasil

Primeira edição da RSMD lançada com artigos dos TCCs do SMD

A primeira edição da Revista Sistemas e Mídias Digitais (RSMD) foi lançada em outubro/2016.

A ideia é que ela seja uma iniciativa para que alunos, especialmente os do SMD, comecem a praticar a escrita científica e publiquem
suas pesquisas. A revista também tem como objetivo dar ritmo de pesquisa aos professores: escrita, submissão, revisão e publicação.

A primeira edição contém artigos derivados de TCCs de alunos do SMD já defendidos.
Volume 1 – Edição 1 – Outubro/2016 – Edição Especial – Artigos de TCCs do Curso de Graduação Sistemas e Mídias Digitais (SMD)

Artigo de alunos do SMD aceito no WTIC do Webmedia

O XIII Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica (WTIC) é um fórum realizado junto ao WebMedia dedicado à apresentação e discussão de trabalhos em andamento realizado por alunos de graduação nas áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. O objetivo principal é estimular a integração de estudantes de graduação com os membros da academia e da indústria. Os tópicos de interesse do WTIC são os mesmos das trilhas principais de artigos completos do WebMedia: (1) Web e Redes Sociais, (2) Multimídia e (3) TV Digital, Computação Ubíqua e Móvel.
O trabalho foi concebido ao longo da disciplina de Introdução à Computação Móvel e Ubíqua.

Evento: http://www5.ifpi.edu.br/webmedia/?page_id=447&lang=pt

Título: Notificação sensível ao contexto: uma análise de aceitação

Autores: Carlos Sergio Marinho, Messias Junior e Windson Viana

Abstract:
This research work investigates the design, development and evaluation of a context-aware noti cation system. We designed a mobile application called AvisaÊ. It implements the concept of context-aware notification, i.e., a noti cation that is triggered when a pre-defined context is validated. The software enables the registration reminders, if the user is on a schedule and locations then a notification warning is triggered. We interviewed ten users following the System Usability Scale model (SUS) to assess the acceptance of the proposed system, which was considered “good” by the evaluators. Sixty percent of them showed interest in using the system continuously.

Artigo aceito no Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES)

Título:
Oportunidades de Pesquisa em um Ecossistema de Software de E-learning: ECOS SOLAR

Os autores são o professor Emanuel Coutinho (IUVI), o aluno Ítalo de Oliveira (SMD) e a professora Carla Bezerra (UFC/Quixadá).

Resumo:
Um Ecossistema de Software (ECOS) refere-se a um conjunto de produtos de software com determinado grau de relacionamento simbiótico, podendo consistir de atores interagindo com um mercado, apoiados por uma plataforma tecnológica. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) visam a criação de ambientes na Internet que possibilitem a construção de conhecimento e autonomia de seus interagentes. O AVA SOLAR é um espaço virtual para cursos presenciais ou semi-presenciais. O objetivo deste trabalho é apresentar algumas oportunidades de pesquisa no desenvolvimento e qualidade de software do ECOS de e-learning SOLAR.

Descrição do workshop:

O Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES) foca na interação entre algumas questões críticas que exercem influência sobre a engenharia e qualidade de software. Fatores humanos e aspectos sociais em qualidade de software têm sido discutidos por pesquisadores e profissionais da indústria, dado que métodos, técnicas e ferramentas afetam (e são afetados) pelos stakeholders e suas interações, impactando as atividades de engenharia de software. Da mesma forma, o software é uma fonte de valor para os negócios de diversas organizações, sejam elas fornecedoras ou adquirentes, representando um elemento crucial para o seu sucesso econômico.
Link: http://reuse.cos.ufrj.br/washes2016

Pesquisa Desenvolvida na Graduação do SMD é premiada com Menção Honrosa no SBGames 2016

O artigo completo “Assessing Emergence and Progression in Games” do aluno Daniel Marques Maranhão recebeu Menção Honrosa na Trilha de Artes e Design do SBGames 2016, realizado de 8 a 10 de Setembro na Escola Politécnica da USP.
A pesquisa que propõe uma metodologia para aferir o uso de estruturas de emergência e de progressão em jogos eletrônicos foi resultado do TCC que o aluno vinha desenvolvendo há um ano sob a orientação dos professores Artur de Oliveira e Gilvan Maia do grupo TEJO-UFC. A pesquisa resultou também no artigo “Towards a Comprehensive Model for Analysis and Definition of Game Mechanics” publicado no mesmo evento pelos autores em parceria com o prof. Glaudiney Mendonça.

Veja a lista completa dos artigos premiados do SBGames 2016: http://www.sbgames.org/sbgames2016/noticia/0909-bestpapers/

Artigos “Experiências no Uso da Metodologia Coding Dojo nas Disciplinas Básicas de Programação de Computadores em um Curso Interdisciplinar do Ensino Superior” e “Análise do Sentimento de Mensagens de Chats em uma Turma de Graduação de um Curso de Educação à Distância” aceitos no WAlgProg2016 e WMDE2016, workshops do CBIE

Os artigos “Experiências no Uso da Metodologia Coding Dojo nas Disciplinas Básicas de Programação de Computadores em um Curso Interdisciplinar do Ensino Superior” e “Análise do Sentimento de Mensagens de Chats em uma Turma de Graduação de um Curso de Educação à Distância” foram aceitos para publicação no WAlgProg2016 e WMDE2016 respectivamente, workshops do CBIE (http://www.cbie2016.facom.ufu.br/).

II Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg/2016)
Link: http://walgprog.gp.utfpr.edu.br/

III Workshop de Mineração de Dados Educacionais
Link: https://sites.google.com/site/wmde16/

Os autores e resumos dos artigos são:

Experiências no Uso da Metodologia Coding Dojo nas Disciplinas Básicas de Programação de Computadores em um Curso Interdisciplinar do Ensino Superior
Carlos Sérgio Marinho (aluno do SMD), Leonardo Moreira, Emanuel Coutinho, Gabriel Paillard, Ernesto Trajano

Coding Dojo é uma metodologia que visa o aperfeiçoamento do conhecimento na área de algoritmos e programação de computadores por meio da aprendizagem colaborativa, empregando aspectos de desafios e interação. Com isso, diversos trabalhos tem adotado a metodologia Coding Dojo para auxiliar o processo de ensino/aprendizagem em disciplinas do ensino superior que envolvem assuntos de programação de computadores. No entanto, tais trabalhos tem utilizado o Coding Dojo em cursos mais voltados para a área de computação e com públicos mais voltados para a área das ciências, engenharias e computação. Este trabalho tem como objetivo investigar a adoção da metodologia Coding Dojo em um curso de natureza interdisciplinar, onde nem todos os participantes são totalmente da área das ciências, engenharias e computação.

Análise do Sentimento de Mensagens de Chats em uma Turma de Graduação de um Curso de Educação à Distância
Emanuel Coutinho, Leonardo Moreira, Gabriel Paillard, Ernesto Trajano

A tarefa de analisar emoções e sentimentos das pessoas em relação a entidades é conhecida como Análise de Sentimento. Esta atividade busca extrair sentimentos presentes em textos subjetivos, analisar de maneira computacional e entender se tal informação é positiva, negativa ou neutra.
O Naive Bayes é um simples classificador probabilístico baseado na aplicação do teorema de Bayes, comumente utilizado na classificação de textos. Este trabalho tem como objetivo analisar o sentimento de mensagens de texto. Um estudo de caso foi projetado para analisar o sentimento das mensagens de um chat capturadas de um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Alunos do SMD aprovados na primeira fase da Avaliação de Competição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC2016)

Os alunos Nayana Carneiro, Mateus Pinheiro, Valeska Mesquita, Bianca Coelho e Jonas Forte, da Célula de Design e Multimídia, orientados pela professora Ticianne Darin, foram aprovados na primeira fase da Avaliação de Competição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC2016).

Três finalistas de todo o Brasil foram selecionados na categoria “graduação” e nossos alunos foram uma das equipes finalistas.
O trabalho tem o título “Vou de ônibus ou de bike? Uma Avaliação da Experiência de Uso de Aplicativos de Apoio à Mobilidade Urbana” e se trata de uma avaliação sobre as experiências dos usuários dos aplicativos Bicicletar e Meu ônibus.

Os alunos irão viajar para São Paulo em outubro para apresentar o artigo na final da competição, podendo obter o tricampeonato da competição para o SMD!

Site do evento para quem quiser mais informações: http://ihc2016.mybluemix.net/br/cfp.jsp#evaluationCompetition

Artigo aceito Second International Workshop on Machine learning, Optimization and big Data (MOD 2016)

Artigo aceito para apresentação no The Second International Workshop on Machine learning, Optimization and big Data – MOD 2016, em Volterra, Italy, de 26 a 29 de Agosto.

Título: “Learning Optimal Decision Lists as a Metaheuristic Search for Diagnosis of Parkinson’s Desease”
Autores: Fernando Carvalho (DC-UFC) e José Gilvan Rodrigues Maia (SMD-UFC)

Link para o evento: http://www.taosciences.it/mod/program/