Alunos da UFC de cursos à distância ganham três primeiros lugares do prêmio de iniciação científica da Unifor

Gabriela Teles é aluna de licenciatura em Pedagogia do Instituto Universidade Virtual (UFC-Virtual), no Polo de Caucaia-Araturi, e participou dos Encontros Científicos 2016 – XVI Encontro de Iniciação à Docência da Universidade de Fortaleza (Unifor), que aconteceu no período de 17 a 21 de outubro. Com o trabalho “Planejamento de aula e tecnologias digitais da informação e comunicação: a formação docente em tecnodocência”, orientado pela Profa. Luciana de Lima, do UFC Virtual, Gabriela foi agraciada com o primeiro lugar do Prêmio Destaque Iniciação Científica 2016.

Além de Gabriela, outras duas bolsistas do grupo foram classificadas em segundo e terceiro lugares no mesmo prêmio. Jane Eyre Caldas, do Curso de Letras-Espanhol presencial, ficou em segundo lugar com o trabalho “O fórum on-line ‘Papel e identidade de Gênero’ como instrumento docente”. Já Thayana Brunna Sena, que cursa licenciatura em Geografia, ocupou o terceiro lugar com a pesquisa “Mediação pedagógica na EaD: interação entre docente e discentes em fórum de Educação Ambiental”. Ambas são alunas da UFC orientadas pela Profa. Luciana de Lima.

A aluna Gabriela Teles atua como bolsista no Grupo de Pesquisa Tecnodocência (GPT), além de ser bolsista voluntária PIBIC no projeto que tem coordenação dos professores Luciana de Lima e Robson Loureiro, ambos do UFC Virtual. Os estudos do grupo estão situados na problemática da integração entre tecnologias digitais e docência nos contextos teórico e prático da formação inicial e continuada de professores das educações básica e superior.

Fonte: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2016/9012-alunos-da-ufc-ganham-tres-primeiros-lugares-do-premio-de-iniciacao-cientifica-da-unifor
Fonte: Universidade Aberta do Brasil

Primeira edição da RSMD lançada com artigos dos TCCs do SMD

A primeira edição da Revista Sistemas e Mídias Digitais (RSMD) foi lançada em outubro/2016.

A ideia é que ela seja uma iniciativa para que alunos, especialmente os do SMD, comecem a praticar a escrita científica e publiquem
suas pesquisas. A revista também tem como objetivo dar ritmo de pesquisa aos professores: escrita, submissão, revisão e publicação.

A primeira edição contém artigos derivados de TCCs de alunos do SMD já defendidos.
Volume 1 – Edição 1 – Outubro/2016 – Edição Especial – Artigos de TCCs do Curso de Graduação Sistemas e Mídias Digitais (SMD)

Artigo de alunos do SMD aceito no WTIC do Webmedia

O XIII Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica (WTIC) é um fórum realizado junto ao WebMedia dedicado à apresentação e discussão de trabalhos em andamento realizado por alunos de graduação nas áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. O objetivo principal é estimular a integração de estudantes de graduação com os membros da academia e da indústria. Os tópicos de interesse do WTIC são os mesmos das trilhas principais de artigos completos do WebMedia: (1) Web e Redes Sociais, (2) Multimídia e (3) TV Digital, Computação Ubíqua e Móvel.
O trabalho foi concebido ao longo da disciplina de Introdução à Computação Móvel e Ubíqua.

Evento: http://www5.ifpi.edu.br/webmedia/?page_id=447&lang=pt

Título: Notificação sensível ao contexto: uma análise de aceitação

Autores: Carlos Sergio Marinho, Messias Junior e Windson Viana

Abstract:
This research work investigates the design, development and evaluation of a context-aware noti cation system. We designed a mobile application called AvisaÊ. It implements the concept of context-aware notification, i.e., a noti cation that is triggered when a pre-defined context is validated. The software enables the registration reminders, if the user is on a schedule and locations then a notification warning is triggered. We interviewed ten users following the System Usability Scale model (SUS) to assess the acceptance of the proposed system, which was considered “good” by the evaluators. Sixty percent of them showed interest in using the system continuously.

Artigo aceito no Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES)

Título:
Oportunidades de Pesquisa em um Ecossistema de Software de E-learning: ECOS SOLAR

Os autores são o professor Emanuel Coutinho (IUVI), o aluno Ítalo de Oliveira (SMD) e a professora Carla Bezerra (UFC/Quixadá).

Resumo:
Um Ecossistema de Software (ECOS) refere-se a um conjunto de produtos de software com determinado grau de relacionamento simbiótico, podendo consistir de atores interagindo com um mercado, apoiados por uma plataforma tecnológica. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) visam a criação de ambientes na Internet que possibilitem a construção de conhecimento e autonomia de seus interagentes. O AVA SOLAR é um espaço virtual para cursos presenciais ou semi-presenciais. O objetivo deste trabalho é apresentar algumas oportunidades de pesquisa no desenvolvimento e qualidade de software do ECOS de e-learning SOLAR.

Descrição do workshop:

O Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES) foca na interação entre algumas questões críticas que exercem influência sobre a engenharia e qualidade de software. Fatores humanos e aspectos sociais em qualidade de software têm sido discutidos por pesquisadores e profissionais da indústria, dado que métodos, técnicas e ferramentas afetam (e são afetados) pelos stakeholders e suas interações, impactando as atividades de engenharia de software. Da mesma forma, o software é uma fonte de valor para os negócios de diversas organizações, sejam elas fornecedoras ou adquirentes, representando um elemento crucial para o seu sucesso econômico.
Link: http://reuse.cos.ufrj.br/washes2016

Pesquisa Desenvolvida na Graduação do SMD é premiada com Menção Honrosa no SBGames 2016

O artigo completo “Assessing Emergence and Progression in Games” do aluno Daniel Marques Maranhão recebeu Menção Honrosa na Trilha de Artes e Design do SBGames 2016, realizado de 8 a 10 de Setembro na Escola Politécnica da USP.
A pesquisa que propõe uma metodologia para aferir o uso de estruturas de emergência e de progressão em jogos eletrônicos foi resultado do TCC que o aluno vinha desenvolvendo há um ano sob a orientação dos professores Artur de Oliveira e Gilvan Maia do grupo TEJO-UFC. A pesquisa resultou também no artigo “Towards a Comprehensive Model for Analysis and Definition of Game Mechanics” publicado no mesmo evento pelos autores em parceria com o prof. Glaudiney Mendonça.

Veja a lista completa dos artigos premiados do SBGames 2016: http://www.sbgames.org/sbgames2016/noticia/0909-bestpapers/

Artigos “Experiências no Uso da Metodologia Coding Dojo nas Disciplinas Básicas de Programação de Computadores em um Curso Interdisciplinar do Ensino Superior” e “Análise do Sentimento de Mensagens de Chats em uma Turma de Graduação de um Curso de Educação à Distância” aceitos no WAlgProg2016 e WMDE2016, workshops do CBIE

Os artigos “Experiências no Uso da Metodologia Coding Dojo nas Disciplinas Básicas de Programação de Computadores em um Curso Interdisciplinar do Ensino Superior” e “Análise do Sentimento de Mensagens de Chats em uma Turma de Graduação de um Curso de Educação à Distância” foram aceitos para publicação no WAlgProg2016 e WMDE2016 respectivamente, workshops do CBIE (http://www.cbie2016.facom.ufu.br/).

II Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg/2016)
Link: http://walgprog.gp.utfpr.edu.br/

III Workshop de Mineração de Dados Educacionais
Link: https://sites.google.com/site/wmde16/

Os autores e resumos dos artigos são:

Experiências no Uso da Metodologia Coding Dojo nas Disciplinas Básicas de Programação de Computadores em um Curso Interdisciplinar do Ensino Superior
Carlos Sérgio Marinho (aluno do SMD), Leonardo Moreira, Emanuel Coutinho, Gabriel Paillard, Ernesto Trajano

Coding Dojo é uma metodologia que visa o aperfeiçoamento do conhecimento na área de algoritmos e programação de computadores por meio da aprendizagem colaborativa, empregando aspectos de desafios e interação. Com isso, diversos trabalhos tem adotado a metodologia Coding Dojo para auxiliar o processo de ensino/aprendizagem em disciplinas do ensino superior que envolvem assuntos de programação de computadores. No entanto, tais trabalhos tem utilizado o Coding Dojo em cursos mais voltados para a área de computação e com públicos mais voltados para a área das ciências, engenharias e computação. Este trabalho tem como objetivo investigar a adoção da metodologia Coding Dojo em um curso de natureza interdisciplinar, onde nem todos os participantes são totalmente da área das ciências, engenharias e computação.

Análise do Sentimento de Mensagens de Chats em uma Turma de Graduação de um Curso de Educação à Distância
Emanuel Coutinho, Leonardo Moreira, Gabriel Paillard, Ernesto Trajano

A tarefa de analisar emoções e sentimentos das pessoas em relação a entidades é conhecida como Análise de Sentimento. Esta atividade busca extrair sentimentos presentes em textos subjetivos, analisar de maneira computacional e entender se tal informação é positiva, negativa ou neutra.
O Naive Bayes é um simples classificador probabilístico baseado na aplicação do teorema de Bayes, comumente utilizado na classificação de textos. Este trabalho tem como objetivo analisar o sentimento de mensagens de texto. Um estudo de caso foi projetado para analisar o sentimento das mensagens de um chat capturadas de um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Alunos do SMD aprovados na primeira fase da Avaliação de Competição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC2016)

Os alunos Nayana Carneiro, Mateus Pinheiro, Valeska Mesquita, Bianca Coelho e Jonas Forte, da Célula de Design e Multimídia, orientados pela professora Ticianne Darin, foram aprovados na primeira fase da Avaliação de Competição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC2016).

Três finalistas de todo o Brasil foram selecionados na categoria “graduação” e nossos alunos foram uma das equipes finalistas.
O trabalho tem o título “Vou de ônibus ou de bike? Uma Avaliação da Experiência de Uso de Aplicativos de Apoio à Mobilidade Urbana” e se trata de uma avaliação sobre as experiências dos usuários dos aplicativos Bicicletar e Meu ônibus.

Os alunos irão viajar para São Paulo em outubro para apresentar o artigo na final da competição, podendo obter o tricampeonato da competição para o SMD!

Site do evento para quem quiser mais informações: http://ihc2016.mybluemix.net/br/cfp.jsp#evaluationCompetition

Artigo aceito Second International Workshop on Machine learning, Optimization and big Data (MOD 2016)

Artigo aceito para apresentação no The Second International Workshop on Machine learning, Optimization and big Data – MOD 2016, em Volterra, Italy, de 26 a 29 de Agosto.

Título: “Learning Optimal Decision Lists as a Metaheuristic Search for Diagnosis of Parkinson’s Desease”
Autores: Fernando Carvalho (DC-UFC) e José Gilvan Rodrigues Maia (SMD-UFC)

Link para o evento: http://www.taosciences.it/mod/program/

Artigo aceito no “Workshop G2 : Games na Graduação” do SBGAMES2016

Título: Cyberspace CodeX: Um Jogo Sobre Tecnologia da Informação e Lógica de Programação
Workshop: G2 : Games na Graduação
Autores:
Arison Heltami Rodrigues Uchôa
Thyago Bezerra Lima
Yarick Ivens da Silva Santos
Emílio Thalles Rocha
André Lucas da Silva Rodrigues
Luan Souza Frota
Glaudiney Moreira Mendonça Junior

Resumo:
O objetivo desse artigo e analisar as metáforas criadas e desenvolvidas no jogo Cyberspace CodeX pensadas para, alem de uma experiência lúdica significativa, embasar conteúdos relevantes ao ensino básico de programação, fomentando princípios seminais como os conceitos de variaveis, operações lógicas, operações condicionais e estruturas de repetição. A completude do projeto, eficiência e eficacia na elaboração das metáforas foi repassada ao longo de iterações, tanto no aspecto de design, para a criação de um produto final satisfatorio, quanto com orientadores que estabeleceram as métricas relacionadas ao embasamento na área de Tecnologia da Informação e Cibercultura, as quais foram trabalhadas para unir, do melhor modo, o aspecto lúdico com o incentivo cognitivo e educacional. Essas mecanicas, suas concepções e a maneira pelas quais elas atendem aos requisitos propostos tornaram-se o objeto de estudo deste artigo.

Workshop G2 : Games na Graduação
No SBGames 2016 acontecerá pela primeira vez o Workshop G2. Este é voltado para estudantes que estão cursando a graduação (ou que tenham concluído o curso em 2015) em qualquer área (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológico) e que tenham desenvolvido trabalhos relacionados a jogos digitais, tais como Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados, Iniciação Científica ou Trabalhos de Disciplinas que apresentem resultados concretos. Isso busca promover um contato e aproximação dos estudantes com especialistas de renome na área. Os trabalhos podem ser individuais ou em grupo e requerem um professor como responsável e coautor. Os artigos selecionados serão publicados e apresentados em sessão de Pôsteres específica no SBGames 2016.

 

Artigos de Professores e Alunos do SMD Aceitos no SBGames 2016

Artigos de professores e alunos do SMD aceitos no SBGames 2016, que ocorre de 8 a 10 de Setembro na Escola Politécnica da USP:

Trilha de Artes e Design

      • Cartas Sensíveis ao Contexto: Aumentando a experiência em jogos de carta ubíquos
        Willian A. Rodrigues, Glaudiney M. Mendonça Júnior, Windson Viana
      • A Influência da Estética Fofa na Percepção dos Usuários de Jogos Eletrônicos
        Viviane Sampaio Maia, Glaudiney Moreira Mendonça Junior
      • Towards a Comprehensive Model for Analysis and Definition of Game Mechanics
        Daniel Marques Maranhão, Glaudiney Moreira Mendonça Junior, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues
      • Assessing Emergence and Progression in Games
        Daniel Marques Maranhão, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues Maia
      • Character Design: a new Process and its Application in a Trading Card Game
        João Ramos da Silva Filho, Liandro Roger Memória Machado Natal Anacleto Chicca Junior, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues Maia
      • Auragame: A Case Study of a Zero Programming Augmented Reality Game
        Luís Fernando Maia, Willian Rodrigues, Windson Viana, Fernando Trinta

Trilha de Computação

        • Using Audio for Player Interaction in HTML5 Games
          Jefferson Torres de Freitas, Ernesto Trajano de Lima, Artur Franco, José Gilvan Rodrigues Maia