Artigo de aluno do SMD recebe prêmio de Best Paper no SVR 2017

O artigo “Assessing the Experience of Immersion in Electronic Games” de autoria dos alunos Arthur Silva Bastos e Renata Faria Gomes foi premiado como melhor trabalho completo na Trilha Pesquisa do SVR 2017. Podemos dizer que esse trabalho tem “a cara do SMD”, pois envolve temas como IHC, Realidade Virtual e Instalações Multimídia, sendo orientado pelos professores Clemilson Santos (Computação Física) e Gilvan Maia (Sistemas Multimídia).
A pesquisa foi desenvolvida como tema de TCC no SMD e investiga a experiência imersiva do usuário no contexto de jogos eletrônico para prover insights de game design que tornem os jogos mais efetivamente imersivos na perspectiva dos usuários. Foram analisados títulos representativos sob o aspecto de imersão em realidade mista, na qual o corpo físico do jogador influencia no ambiente virtual.
Hipóteses foram levantadas sobre os fatores que conferem imersão à experiência do jogador, as quais foram usadas na construção de um protótipo de jogo como instalação multimídia.
O trabalho também foi exposto como um demo interativo para os visitantes do SVR 2017.
O evento Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR) é a principal conferência em Realidade Virtual e Realidade Aumentada do Brasil. A 19ª edição ocorreu de 1 a 4 de novembro deste ano em Curitiba em conjunto com o SBGames 2017.