Artigos “Experiências no Uso da Metodologia Coding Dojo nas Disciplinas Básicas de Programação de Computadores em um Curso Interdisciplinar do Ensino Superior” e “Análise do Sentimento de Mensagens de Chats em uma Turma de Graduação de um Curso de Educação à Distância” aceitos no WAlgProg2016 e WMDE2016, workshops do CBIE

Os artigos “Experiências no Uso da Metodologia Coding Dojo nas Disciplinas Básicas de Programação de Computadores em um Curso Interdisciplinar do Ensino Superior” e “Análise do Sentimento de Mensagens de Chats em uma Turma de Graduação de um Curso de Educação à Distância” foram aceitos para publicação no WAlgProg2016 e WMDE2016 respectivamente, workshops do CBIE (http://www.cbie2016.facom.ufu.br/).

II Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg/2016)
Link: http://walgprog.gp.utfpr.edu.br/

III Workshop de Mineração de Dados Educacionais
Link: https://sites.google.com/site/wmde16/

Os autores e resumos dos artigos são:

Experiências no Uso da Metodologia Coding Dojo nas Disciplinas Básicas de Programação de Computadores em um Curso Interdisciplinar do Ensino Superior
Carlos Sérgio Marinho (aluno do SMD), Leonardo Moreira, Emanuel Coutinho, Gabriel Paillard, Ernesto Trajano

Coding Dojo é uma metodologia que visa o aperfeiçoamento do conhecimento na área de algoritmos e programação de computadores por meio da aprendizagem colaborativa, empregando aspectos de desafios e interação. Com isso, diversos trabalhos tem adotado a metodologia Coding Dojo para auxiliar o processo de ensino/aprendizagem em disciplinas do ensino superior que envolvem assuntos de programação de computadores. No entanto, tais trabalhos tem utilizado o Coding Dojo em cursos mais voltados para a área de computação e com públicos mais voltados para a área das ciências, engenharias e computação. Este trabalho tem como objetivo investigar a adoção da metodologia Coding Dojo em um curso de natureza interdisciplinar, onde nem todos os participantes são totalmente da área das ciências, engenharias e computação.

Análise do Sentimento de Mensagens de Chats em uma Turma de Graduação de um Curso de Educação à Distância
Emanuel Coutinho, Leonardo Moreira, Gabriel Paillard, Ernesto Trajano

A tarefa de analisar emoções e sentimentos das pessoas em relação a entidades é conhecida como Análise de Sentimento. Esta atividade busca extrair sentimentos presentes em textos subjetivos, analisar de maneira computacional e entender se tal informação é positiva, negativa ou neutra.
O Naive Bayes é um simples classificador probabilístico baseado na aplicação do teorema de Bayes, comumente utilizado na classificação de textos. Este trabalho tem como objetivo analisar o sentimento de mensagens de texto. Um estudo de caso foi projetado para analisar o sentimento das mensagens de um chat capturadas de um Ambiente Virtual de Aprendizagem.