Artigos “Experiências no Uso da Metodologia Coding Dojo nas Disciplinas Básicas de Programação de Computadores em um Curso Interdisciplinar do Ensino Superior” e “Análise do Sentimento de Mensagens de Chats em uma Turma de Graduação de um Curso de Educação à Distância” aceitos no WAlgProg2016 e WMDE2016, workshops do CBIE

Os artigos “Experiências no Uso da Metodologia Coding Dojo nas Disciplinas Básicas de Programação de Computadores em um Curso Interdisciplinar do Ensino Superior” e “Análise do Sentimento de Mensagens de Chats em uma Turma de Graduação de um Curso de Educação à Distância” foram aceitos para publicação no WAlgProg2016 e WMDE2016 respectivamente, workshops do CBIE (http://www.cbie2016.facom.ufu.br/).

II Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg/2016)
Link: http://walgprog.gp.utfpr.edu.br/

III Workshop de Mineração de Dados Educacionais
Link: https://sites.google.com/site/wmde16/

Os autores e resumos dos artigos são:

Experiências no Uso da Metodologia Coding Dojo nas Disciplinas Básicas de Programação de Computadores em um Curso Interdisciplinar do Ensino Superior
Carlos Sérgio Marinho (aluno do SMD), Leonardo Moreira, Emanuel Coutinho, Gabriel Paillard, Ernesto Trajano

Coding Dojo é uma metodologia que visa o aperfeiçoamento do conhecimento na área de algoritmos e programação de computadores por meio da aprendizagem colaborativa, empregando aspectos de desafios e interação. Com isso, diversos trabalhos tem adotado a metodologia Coding Dojo para auxiliar o processo de ensino/aprendizagem em disciplinas do ensino superior que envolvem assuntos de programação de computadores. No entanto, tais trabalhos tem utilizado o Coding Dojo em cursos mais voltados para a área de computação e com públicos mais voltados para a área das ciências, engenharias e computação. Este trabalho tem como objetivo investigar a adoção da metodologia Coding Dojo em um curso de natureza interdisciplinar, onde nem todos os participantes são totalmente da área das ciências, engenharias e computação.

Análise do Sentimento de Mensagens de Chats em uma Turma de Graduação de um Curso de Educação à Distância
Emanuel Coutinho, Leonardo Moreira, Gabriel Paillard, Ernesto Trajano

A tarefa de analisar emoções e sentimentos das pessoas em relação a entidades é conhecida como Análise de Sentimento. Esta atividade busca extrair sentimentos presentes em textos subjetivos, analisar de maneira computacional e entender se tal informação é positiva, negativa ou neutra.
O Naive Bayes é um simples classificador probabilístico baseado na aplicação do teorema de Bayes, comumente utilizado na classificação de textos. Este trabalho tem como objetivo analisar o sentimento de mensagens de texto. Um estudo de caso foi projetado para analisar o sentimento das mensagens de um chat capturadas de um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Alunos do SMD aprovados na primeira fase da Avaliação de Competição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC2016)

Os alunos Nayana Carneiro, Mateus Pinheiro, Valeska Mesquita, Bianca Coelho e Jonas Forte, da Célula de Design e Multimídia, orientados pela professora Ticianne Darin, foram aprovados na primeira fase da Avaliação de Competição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC2016).

Três finalistas de todo o Brasil foram selecionados na categoria “graduação” e nossos alunos foram uma das equipes finalistas.
O trabalho tem o título “Vou de ônibus ou de bike? Uma Avaliação da Experiência de Uso de Aplicativos de Apoio à Mobilidade Urbana” e se trata de uma avaliação sobre as experiências dos usuários dos aplicativos Bicicletar e Meu ônibus.

Os alunos irão viajar para São Paulo em outubro para apresentar o artigo na final da competição, podendo obter o tricampeonato da competição para o SMD!

Site do evento para quem quiser mais informações: http://ihc2016.mybluemix.net/br/cfp.jsp#evaluationCompetition

Artigo aceito Second International Workshop on Machine learning, Optimization and big Data (MOD 2016)

Artigo aceito para apresentação no The Second International Workshop on Machine learning, Optimization and big Data – MOD 2016, em Volterra, Italy, de 26 a 29 de Agosto.

Título: “Learning Optimal Decision Lists as a Metaheuristic Search for Diagnosis of Parkinson’s Desease”
Autores: Fernando Carvalho (DC-UFC) e José Gilvan Rodrigues Maia (SMD-UFC)

Link para o evento: http://www.taosciences.it/mod/program/

Artigo aceito no “Workshop G2 : Games na Graduação” do SBGAMES2016

Título: Cyberspace CodeX: Um Jogo Sobre Tecnologia da Informação e Lógica de Programação
Workshop: G2 : Games na Graduação
Autores:
Arison Heltami Rodrigues Uchôa
Thyago Bezerra Lima
Yarick Ivens da Silva Santos
Emílio Thalles Rocha
André Lucas da Silva Rodrigues
Luan Souza Frota
Glaudiney Moreira Mendonça Junior

Resumo:
O objetivo desse artigo e analisar as metáforas criadas e desenvolvidas no jogo Cyberspace CodeX pensadas para, alem de uma experiência lúdica significativa, embasar conteúdos relevantes ao ensino básico de programação, fomentando princípios seminais como os conceitos de variaveis, operações lógicas, operações condicionais e estruturas de repetição. A completude do projeto, eficiência e eficacia na elaboração das metáforas foi repassada ao longo de iterações, tanto no aspecto de design, para a criação de um produto final satisfatorio, quanto com orientadores que estabeleceram as métricas relacionadas ao embasamento na área de Tecnologia da Informação e Cibercultura, as quais foram trabalhadas para unir, do melhor modo, o aspecto lúdico com o incentivo cognitivo e educacional. Essas mecanicas, suas concepções e a maneira pelas quais elas atendem aos requisitos propostos tornaram-se o objeto de estudo deste artigo.

Workshop G2 : Games na Graduação
No SBGames 2016 acontecerá pela primeira vez o Workshop G2. Este é voltado para estudantes que estão cursando a graduação (ou que tenham concluído o curso em 2015) em qualquer área (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológico) e que tenham desenvolvido trabalhos relacionados a jogos digitais, tais como Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados, Iniciação Científica ou Trabalhos de Disciplinas que apresentem resultados concretos. Isso busca promover um contato e aproximação dos estudantes com especialistas de renome na área. Os trabalhos podem ser individuais ou em grupo e requerem um professor como responsável e coautor. Os artigos selecionados serão publicados e apresentados em sessão de Pôsteres específica no SBGames 2016.

 

Artigos de Professores e Alunos do SMD Aceitos no SBGames 2016

Artigos de professores e alunos do SMD aceitos no SBGames 2016, que ocorre de 8 a 10 de Setembro na Escola Politécnica da USP:

Trilha de Artes e Design

      • Cartas Sensíveis ao Contexto: Aumentando a experiência em jogos de carta ubíquos
        Willian A. Rodrigues, Glaudiney M. Mendonça Júnior, Windson Viana
      • A Influência da Estética Fofa na Percepção dos Usuários de Jogos Eletrônicos
        Viviane Sampaio Maia, Glaudiney Moreira Mendonça Junior
      • Towards a Comprehensive Model for Analysis and Definition of Game Mechanics
        Daniel Marques Maranhão, Glaudiney Moreira Mendonça Junior, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues
      • Assessing Emergence and Progression in Games
        Daniel Marques Maranhão, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues Maia
      • Character Design: a new Process and its Application in a Trading Card Game
        João Ramos da Silva Filho, Liandro Roger Memória Machado Natal Anacleto Chicca Junior, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues Maia
      • Auragame: A Case Study of a Zero Programming Augmented Reality Game
        Luís Fernando Maia, Willian Rodrigues, Windson Viana, Fernando Trinta

Trilha de Computação

        • Using Audio for Player Interaction in HTML5 Games
          Jefferson Torres de Freitas, Ernesto Trajano de Lima, Artur Franco, José Gilvan Rodrigues Maia

Artigo “Descrição de um Ecossistema de Software para um Ambiente Virtual de Aprendizagem: ECOS SOLAR” aceito no X Workshop em Desenvolvimento Distribuído de Software, Ecossistemas de Software e Sistemas-de-Sistemas (WDES2016)

O artigo “Descrição de um Ecossistema de Software para um Ambiente Virtual de Aprendizagem: ECOS SOLAR” foi aceito no X Workshop em Desenvolvimento Distribuído de Software, Ecossistemas de Software e Sistemas-de-Sistemas (WDES2016), que ocorrerá em Maringá/PR em conjunto com VII Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSOFT2016).
O artigo tem como autores o professor Emanuel Coutinho e o aluno do SMD Ítalo de Oliveira.

Abstract:
A software ecosystem (ECOS) refers to a set of software with a certain degree of symbiotic relationship.
Virtual Learning Environments (VLE) integrate technology of information and communication, aiming to create environments based on the Internet to enable the process of building knowledge and autonomy from their interactors.
The aim of this work is to allow an overview of the ECOS SOLAR and some research challenges.

Resumo:
Um Ecossistema de Software (ECOS) refere-se a um conjunto de produtos de software com determinado grau de relacionamento simbiótico. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) integram TICs, visando a criação de ambientes na Internet que possibilitem o processo de construção de conhecimento e autonomia por parte de seus interagentes.
O objetivo deste trabalho é apresentar uma visão geral do ECOS SOLAR e alguns desafios de pesquisa.

Artigo “Performing Computation Ofloading on Multiple Platforms” aceito no journal “Computer Communications”

O artigo “Performing Computation Ofloading on Multiple Platforms” foi aceito no journal “Computer Communications”, da Elsevier, de
fator de impacto 2.099.
Os autores são professores do Departamento de Computação, UFC Virtual (professor Emanuel Coutinho) e UFC Quixadá.

O artigo está disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140366416302869
Abstract:
Mobile devices such as smart phones and tablets are increasingly important tools in daily routine. These devices generally interact
with more powerful machines usually hosted on public clouds. In this context, this paper presents MpOS (Multiplatform Offloading
System), a framework that supports a method-based offloading technique for applications of different mobile platforms (Android and
Windows Phone). In addition, details of MpOS main components and services as well as code examples are presented. To evaluate the
proposed solution and to analyse the impact of different serialization types on the offloading performance, we developed two
applications and performed several experiments on both Android and Windows Phone platforms using WiFi and 4G/LTE connections to
access the remote execution environments. Our results state that offloading to a cloudlet has provided the best performance for both
Android and Windows Phone platforms, beyond showing that the type of serialization used by the framework directly impacts on the
offloading performance.
Keywords: mobile cloud computing, ofloading, cyber foraging, multiple platforms.

Lista de trabalhos apresentados no 8th Euro American Conference on Telematics and Information Systems (EATIS) – Cartagena, Colômbia

Os seguintes trabalhos foram apresentados no 2016 8th Euro American Conference on Telematics and Information Systems (EATIS), que
ocorreu em Cartagena, Colômbia, apresentados pelo professor Gabriel Paillard.

  • An architecture proposal for musical applications and services on computational clouds
    • E. T. de Lima and E. F. Coutinho and G. A. L. Paillard and L. de Oliveira Moreira
  • Applying design thinking in disciplines of systems development
    • E. F. Coutinho and G. A. M. Gomes and M. L. A. José
  • cARFleet: A mobile application for vehicle fleet visualization based on augmented reality and open data
    • E. B. Pinheiro and E. F. Coutinho and L. O. Moreira and C. I. M. Bezerra and G. A. L. Paillard
  • StoryMotion: A collaborative recommendation tool for storytelling through photos
    • C. S. Herbenio and L. O. Moreira and E. F. Coutinho and G. A. L. Paillard and E. T. Lima and F. R. C. Sousa

Destaca-se a participação de alunos do SMD e trabalhos de disciplinas do SMD nos artigos:

  • StoryMotion: A collaborative recommendation tool for storytelling through photos – trabalho de conclusão de curso do aluno do SMD Herbênio Júnior.
  • cARFleet: A mobile application for vehicle fleet visualization based on augmented reality and open data – trabalho do aluno do SMD
    Emerson Pinheiro na disciplina Engenharia de Software.
  • Applying design thinking in disciplines of systems development – artigo sobre aplicação de design thinking na disciplina de Projeto
    Integrado II do SMD.

Todos os trabalhos estão disponíveis no IEEEXPLORER.

Artigos de professores e alunos da UFC são premiados em evento sobre tecnologias na educação

Dois trabalhos produzidos por professores e alunos da UFC, vinculados ao Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (Proativa), foram premiados no Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E). O evento foi realizado em Natal (RN), nos dias 23 a 25 de maio.

O trabalho “Produção textual colaborativa com suporte digital: explorando o gênero ficção científica”, de autoria dos professores Maria Auricélia da Silva e José Aires de Castro Filho, recebeu o primeiro lugar na categoria artigo completo. Já o artigo “Processo de criação de um repositório educacional digital: procedimentos de busca, seleção e categorização de recursos educacionais digitais (RED)”, de autoria de Carolina Morais R. da Silva (doutoranda em Educação), Maria Lidiana Osmundo (mestranda em Educação), Rayssa Araújo Hitzschky (aluna de Pedagogia), Maria Alinne Forte de Brito (aluna de Letras-Português) e dos professores José Aires de Castro Filho e Márcia Duarte Medeiros, obteve o terceiro lugar na mesma categoria.

O Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), organizado pelo Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), reuniu professores, alunos e pesquisadores interessados em trocar ideias acerca de práticas e pesquisas sobre o uso da informática em processos de ensino e de aprendizagem e contou com palestras, conferências e apresentação de trabalhos em diferentes modalidades. Saiba mais acessando o site do evento: http://te.imd.ufrn.br/ctrle2016/.

Prêmio de melhor trabalho no XV Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPerformance) – CSBC2016

O artigo intitulado “FLECHA: a Forecasting eLEction meCHAnism for semantic collectors sensor nodes” foi premiado como melhor trabalho completo no XV Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPerformance). O evento foi realizado em Porto Alegre de 4 a 5 de julho de 2016 em conjunto com o XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O trabalho premiado é fruto da coorientação de mestrado do prof. Leonardo Moreira no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (PPGETI/UFC).

Autores: Maurício Moreira Neto, Leonardo Oliveira Moreira, Danielo Gonçalves Gomes

Abstract. Due to the resource constraints of the sensor nodes, energy provisioning in wireless sensor networks remains a challenging task, particularly in outdoor scenarios. Among the literature proposals to mitigate this problem, we highlight semantic clustering as a recent energy-efficient technique for prolonging the network lifetime. In semantic clustering, each cluster has a semantic leader (collector) which is periodically elected according to an energy-related criterion. However, since collectors’ energy depletion is faster than the others members of their cluster, suitable election mechanisms are required to avoid the energy hole problem. Here we propose FLECHA, a mechanism based on the ARIMA model to predict semantic collectors elections with leader-node alternation. Our hypothesis is that by anticipating the best candidates to semantic leaders, we can improve the energy-saving at the node-level, and hence allow the network lifetime to be further extended.